9:42 AM
26 de julho de 2025

Escala, conexão e stopover: entenda a diferença

Escala, conexão e stopover: entenda a diferença

PUBLICIDADE



Na hora de comprar uma passagem, é comum se deparar com termos como escala, conexão e, em algumas situações, stopover. Embora todas as modalidades digam respeito a voos que não chegam diretamente ao destino, exigindo paradas de algum tipo pelo caminho, as três são diferentes entre si. Entenda:

Escala

Os voos com escala são aqueles em que o avião faz uma parada antes de seguir para o destino final. Geralmente, essa parada é breve: dura apenas o tempo suficiente para que reabastecer a aeronave e receber novos passageiros com suas bagagens. Por isso, de forma geral, não é necessário desembarcar e tampouco pegar a bagagem despachada. Basta aguardar sentado até que o avião siga viagem para o seu destino.

Conexão

Uma viagem aérea com conexão significa que você terá que trocar de avião ou até de aeroporto antes de chegar ao seu destino. Nesse caso, é preciso estar atento ao tempo de intervalo entre os voos, que deve ser o suficiente para você conseguir desembarcar de um avião e embarcar no outro, considerando a possibilidade de contratempos.

O intervalo ideal deve ser ainda maior quando a viagem é internacional: ao desembarcar em um país diferente da origem, pode ser preciso passar pela imigração e por fiscalizações aduaneiras que não são exigidas em viagens domésticas. Dependendo do destino, também é preciso pegar a sua bagagem e despachá-la novamente.

Na hora da compra, também é muito importante verificar se, além da troca de avião, há também troca de aeroporto. Em geral, é melhor evitar. Mas, caso essa seja a única opção, pesquise a distância, considere o pior cenário possível e acrescente tempo de sobra para fazer o deslocamento entre os aeroportos.

Continua após a publicidade

Por último, mas não menos importante, caso você compre passagens com empresas diferentes tenha em mente que não será uma conexão, mas voos diferentes com localizadores diferentes. Caso o primeiro voo atrase, as chances de perder o segundo são consideráveis e você terá de arcar com uma nova passagem. Passagens que estejam vinculadas a um mesmo localizador obrigam que a empresa realoque a sua viagem em caso de eventuais atrasos.

Veja, nessa outra matéria, dicas para calcular o tempo ideal de conexão 

Stopover

O serviço de stopover é oferecido por algumas companhias aéreas de forma gratuita em voos com conexão. O passageiro desembarca da aeronave e pode estender o tempo de parada para conhecer a cidade antes de seguir para o destino final. A duração do stopover varia conforme a companhia aérea, mas em geral varia entre um e dez dias.

Antes de efetuar a compra, cheque se o valor da passagem com o stopover é o mesmo que sem. É comum que haja uma pequena diferença na soma total em razão das taxas de embarque, mas a tarifa deve ser igual. Caso haja diferença de preço nos bilhetes, confira se as regras da companhia aérea estão sendo respeitadas. 

Continua após a publicidade

Veja quais companhias aéreas oferecem stopover e suas regras 

Leia mais dicas em Manual do Viajante

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade

 



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima