8:04 AM
11 de dezembro de 2025

Esperma de doador com gene causador de câncer foi usado para conceber quase 200 crianças

Esperma de doador com gene causador de câncer foi usado para conceber quase 200 crianças

PUBLICIDADE


Microagulha (à esq.) prestes a injetar espermatozoide humano em um óvulo mantido no lugar por uma pipeta; procedimento de fertilização in vitro (IVF, na sigla em inglês)

Crédito, Shutterstock

Legenda da foto, O esperma do doador foi utilizado em clínicas em toda a Europa (imagem ilustrativa)

    • Author, James Gallagher
    • Role, Correspondente de saúde e ciência
    • Reporting from, BBC News

Um doador de esperma que, sem saber, tinha uma mutação genética que aumenta drasticamente o risco de câncer já gerou ao menos 197 crianças na Europa, segundo uma ampla investigação jornalística.

Algumas dessas crianças já morreram e apenas uma minoria das que herdaram a mutação escapará do câncer ao longo da vida.

O esperma não foi vendido a clínicas do Reino Unido, mas a BBC confirmou que um número “muito pequeno” de famílias britânicas, que já foram informadas, usou o material genético do doador em tratamento de fertilidade realizado na Dinamarca.

O European Sperm Bank (Banco Europeu de Sêmen, em tradução livre), da Dinamarca, que comercializou o esperma, afirmou ter sua “mais profunda solidariedade” com as famílias afetadas e admitiu que o material foi usado para gerar bebês em número excessivo em alguns países.

Embriologista observa ao microscópio enquanto adiciona espermatozoides a um óvulo em laboratório de clínica de reprodução

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Até 20% do esperma do doador contém a mutação perigosa que aumenta o risco de câncer (imagem ilustrativa)

A investigação foi conduzida por 14 emissoras públicas, incluindo a BBC, como parte da rede de jornalismo investigativo da União Europeia de Radiodifusão (EBU, na sigla em inglês).



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima