2:22 PM
21 de dezembro de 2025

‘Estado hipnagógico’: o momento entre sono e vigília que pode nos ajudar a ser mais criativos

‘Estado hipnagógico’: o momento entre sono e vigília que pode nos ajudar a ser mais criativos

PUBLICIDADE


Mulher dorme em um sofá e nuvens acima dela representam ideias

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Especialistas afirmam que, nesse estado entre o sono e a vigília, os seres humanos tendem a criar e encontrar soluções inovadoras para problemas

    • Author, Steve Taylor
    • Role, The Conversation*
  • Tempo de leitura: 5 min

A canção Yesterday, dos Beatles, foi escrita no que psicólogos chamam de “estado hipnagógico”. Essa é uma zona cinzenta entre o sono e a vigília, quando ficamos meio sonolentos em um estado semiconsciente, experimentando imagens e sons mentais vívidos.

Ao acordar em uma manhã do início de 1965, Paul McCartney percebeu uma melodia longa e complexa tocando em sua cabeça. Saltou da cama, sentou-se ao piano e começou a tocá-la.

Ele rapidamente encontrou os acordes que acompanhavam a melodia e rascunhou algumas frases de acompanhamento (como as chamam os compositores, antes de escrever a letra propriamente dita) que se encaixavam com a música.

Custando a acreditar que um som tão bonito poderia surgir espontaneamente, McCartney suspeitou que estivesse plagiando inconscientemente outra composição.

“Durante aproximadamente um mês, procurei pessoas do meio musical e perguntei se já tinham a ouvido antes… Pensei que, se ninguém a reivindicasse depois de algumas semanas, poderia ficar com ela”, relembrou. Mas era mesmo original.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima