9:44 AM
17 de fevereiro de 2026

Estados Unidos e Irã: imagens revelam aumento de navios de guerra e caças americanos no Oriente Médio antes de reunião

Estados Unidos e Irã: imagens revelam aumento de navios de guerra e caças americanos no Oriente Médio antes de reunião

PUBLICIDADE


Foto do porta-aviões e imagem de satélite
Legenda da foto, O porta-aviões Abraham Lincoln faz parte do deslocamento de navios dos EUA para perto do Irã

    • Author, Richard Irvine-Brown
  • Tempo de leitura: 6 min

Autoridades americanas e iranianas devem se reunir na Suíça nesta terça-feira (17/02) para uma segunda rodada de negociações. O Irã afirma que a reunião se concentrará em seu programa nuclear e na possível suspensão das sanções econômicas impostas pelos EUA. Washington já indicou que deseja discutir outras questões.

O Abraham Lincoln, que lidera um grupo de ataque com três destróieres de mísseis guiados, transporta 90 aeronaves, incluindo caças F-35, e 5.680 tripulantes. Ele teria sido enviado para a região do Golfo no final de janeiro, mas não havia sido visto em imagens de satélite até agora. Ele foi localizado na costa de Omã, a cerca de 700 km do Irã.

Os EUA também teriam enviado o USS Gerald R. Ford, o maior navio de guerra do mundo, para o Oriente Médio, que pode chegar à região nas próximas três semanas.

A chegada do Abraham Lincoln amplia o que sabemos sobre o atual reforço militar nas últimas semanas dos EUA no Oriente Médio, onde a BBC Verify — a equipe de checagem de dados da BBC — registrou um aumento na presença de destróieres, navios de combate e caças americanos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima