Para o segundo episódio da série “Eu Cozinho, Tu Cozinhas” (são cinco) escolhi um lugar e um convidado que fazem parte da minha vida há muitos anos —a cozinha do Zeca Camargo, com ele junto!
A ideia não era só fazer uso do talento culinário do meu amigo, mas, sim, aproveitar o à vontade da situação e tomar as rédeas do almoço gostoso que preparamos juntos, do zero. Cuscuz marroquino com abobrinha e amêndoas e filé de frango na chapa.
As receitas foram tiradas do curso de iniciantes da escola de culinária Wilma Kövesi, mas tiveram algumas adaptações no preparo, por sugestão do convidado (coisas bem superficiais, usamos uma abobrinha a menos do que foi sugerido e Zeca botou seu toque pessoal, um fio extra de azeite no cuscuz e uma pimentinha ardida que só ela).
Zeca é jornalista, apresentador e viajante profissional. E, além de tudo que faz, além de não parar um segundo, sempre que está em São Paulo prepara suas três refeições, todos os dias.
Ele adora cozinhar, adora comer e adora ter os amigos por perto, então seus almoços e jantares são sempre uma festa. Várias vezes o que começa como um almoço vai se estendendo pela tarde até virar um jantar. E lá vai ele para a cozinha de novo, no maior astral.
A culinária vem ocupando cada vez maior espaço em sua vida pessoal e profissional. Apesar de nunca ter feito nenhum curso — sim, ele é autodidata— já publicou até um livro de receitas indianas, junto com o amigo Varunesh Tuli. “India: Sabores e Sensações” saiu em 2018, pela Companhia das Letras, e é o resultado de uma soma de coisas muito boas e muito caras ao meu convidado.
Começa pela cultura da Índia, um país pelo qual ele é fascinado desde a primeira de inúmeras vezes que foi até o país asiático, nos anos 1990. Segue por uma grande amizade, com o co-autor do livro, Tuli, um indiano que se casou com a dançarina brasileira Sônia Galvão, parceira de dança do Zeca nos anos 1980. E a comida, claro.
A série “Eu Cozinho, Tu Cozinhas” acompanha minha batalha para aprender a cozinhar. No primeiro episódio, disponível no YouTube, tirei minhas dúvidas mais básicas com a chef e professora de culinária Carole Crema, que também participa de programas na TV e tem um Instagram ativo e animadésimo com mais de 600 mil seguidores.
Com Crema, saí da ignorância culinária quase absoluta e dei meu primeiro passo. Preparamos um almoço clássico brasileiro, arroz, feijão e bife. Era hora de testar a mão em uma receita mais fusion. Foi isso que a gente fez.
Fonte.:Folha de São Paulo