4:00 PM
18 de outubro de 2025

‘Eu estava disposto a morrer pelo Talebã — os adolescentes precisam ter cuidado sobre em quem confiam’

‘Eu estava disposto a morrer pelo Talebã — os adolescentes precisam ter cuidado sobre em quem confiam’

PUBLICIDADE


Rosto de um homem com cabelo escuro curto e camisa vermelha, em Londres, com o rio Tâmisa, a antiga prefeitura e o edifício Shard ao fundo.

Crédito, Maiwand Banayee

Legenda da foto, Maiwand Banayee receia que uma geração de crianças afegãs esteja em risco de se radicalizar

    • Author, Sadaf Ghayasi
    • Role, BBC News, idiomas afegãos

Maiwand Banayee vive agora uma vida relativamente tranquila.

Ele tem 45 anos de idade e, quando não está trabalhando no NHS (o serviço público de saúde do Reino Unido), auxiliando pessoas com diabetes, ou estudando para sua pós-graduação, provavelmente você irá encontrá-lo levantando pesos na academia local, na cidade britânica de Coventry.

Mas sua vida confortável no interior da Inglaterra não lembra em nada o que ele viveu nos anos 1990. Ele conta que, naquela época, seu “único desejo era morrer como um mártir” lutando pelo Talebã, mesmo, se para isso, ele precisasse participar de uma missão suicida.

Banayee afirma que, por fim, conseguiu se afastar do extremismo jihadista do Talebã. Ele escreveu o livro Delusions of Paradise: Escaping the Life of a Taliban Fighter (“Ilusões do paraíso: escapando da vida de um combatente talebã”, em tradução livre) e espera que a obra ajude a evitar que outras pessoas se radicalizem.





Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima