12:36 PM
14 de outubro de 2025

EUA usam tática chinesa no ‘TikTok made in USA’, e Trump agrada amigos

EUA usam tática chinesa no ‘TikTok made in USA’, e Trump agrada amigos

PUBLICIDADE


Desde 2024, o governo americano pressiona a ByteDance, dona chinesa do TikTok, a vender a operação do app no país para um grupo de empresas americanas ou de países aliados. O argumento é de segurança nacional e privacidade de dados, já que o TikTok é controlado por uma companhia chinesa.

O argumento é que o TikTok, sendo controlado por um grupo chinês, poderia trazer um risco de segurança nacional, com coleta indevida de dados, risco de privacidade, entre outros
Diogo Cortiz

No fim de setembro, Donald Trump assinou uma ordem que autoriza a compra do aplicativo por empresários americanos próximos a ele, entre eles Larry Ellison, da Oracle, Rupert Murdoch, dono da Fox News, e Michael Dell. Todos são bilionários, mas com pouca experiência em redes sociais, com exceção do fundo Andreessen Horowitz, investidor em plataformas como Twitter, Facebook e Roblox.

O grande impasse está no acesso ao algoritmo do TikTok, considerado a principal tecnologia da plataforma. A China tem poder de veto sobre qualquer negociação que envolva essa transferência, e o governo chinês classifica o código como um ativo estratégico.

Helton lembra que a situação remete ao caso do Google, que deixou a China após se recusar a seguir as regras locais. Desde então, qualquer empresa americana precisa de aval do governo chinês para atuar na internet do país, o que fortaleceu gigantes locais como Baidu e WeChat.

O Google foi pra Hong Kong, que é uma zona autônoma, e espalhou o seu serviço de lá. A China cortou esse fio e o Google ficou fora da China. Tentou voltar em 2016 e 2018 mas, a partir daí, toda e qualquer empresa americana que lide com a internet tem de pedir uma autorização do governo chinês
Helton Simões Gomes





Fonte.:UOL Tecnologia.:

Leia mais

Rolar para cima