O Centro Cultural Coreano, na avenida Paulista, dedica um mês de atividades à gastronomia coreana. O “Universo K-Food”, aberto neste sábado (5), tem programação grátis que inclui degustações, aulas de culinária, exposição, jogos e cenários para fazer fotos.
Além disso, foi montada no espaço uma loja de conveniência que vende alimentos e bebidas da Coreia do Sul, alguns deles a preço de varejo, como macarrão instantâneo, soju, kimchi, refrigerantes, sucos, doces, salgadinhos, sorvetes e itens para preparar receitas em casa, como óleo de gergelim e massa de toppoki.
Alguns deles são degustados de graça por lá, numa tenda de “pojang macha”, barraquinha de rua que serve comidas e bebidas variadas, que aparece com frequência nos k-dramas. Os visitantes podem experimentar “ramyeon” (macarrão instantâneo), topokki (massa de arroz com molho apimentado), soju (bebida destilada), chás e snacks, alguns deles inéditos no Brasil.
O evento é dividido em diferentes ambientes. Logo na entrada, há uma área temática para tirar fotos e jogos interativos. Entre eles, um desafio de pegar grãos de feijão com “jeotgarak”, como é chamado o hashi coreano, de metal, e o “jogo da escada”, que ajuda a descobrir o prato típico ideal de acordo com os gostos.
No primeiro andar do espaço cultural, fica a área de degustação de “jangs”, pastas e molhos fermentados coreanos reconhecidos como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, como gochujang (de pimenta) e doenjang (soja).
Lá, também há uma pequena exposição sobre pratos típicos, com réplicas e explicações de como são feitos, uma cabine decorada para fazer fotos e uma sala de negócios, para empresas que têm interesse em importar produtos do país asiático.
Completam a programação aulas práticas de culinária, às sextas, sábados e domingos, às 14h, 15h e 16h. Nelas, o público prepara e prova pratos coreanos. As aulas duram meia hora e são abertas, com inscrições feitas 30 minutos antes de cada sessão.
O evento é feito em parceria com o aT Center, instituição ligada ao governo da Coreia do Sul que promove a exportação de alimentos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Fonte.:Folha de São Paulo