O chefe da equipe de Fórmula 1 da Red Bull, Laurent Mekies, disse que o progresso encorajador de Yuki Tsunoda em Baku mostra por que a equipe não tem pressa em finalizar sua formação de pilotos para 2026.
Tsunoda se classificou e terminou em sexto lugar nas ruas de Baku, seu melhor resultado para a equipe até agora, já que o piloto japonês obteve a mais recente especificação de piso da Red Bull.
E, embora tanto no sábado quanto no domingo Tsunoda ainda tenha ficado um pouco atrás de seu companheiro de equipe Max Verstappen, o fim de semana apresentou a “amostragem limpa” que a Red Bull finalmente queria ver de seu segundo piloto, enquanto avalia suas escolhas para a formação de quatro carros em 2026, entre a Red Bull e a Racing Bulls.
O novato da Racing Bulls, Isack Hadjar, ainda parece pronto para ser promovido à equipe principal, mas a decisão final não será tomada antes do final de outubro.
“É uma boa notícia ver que Yuki está acompanhando o ritmo”, disse Mekies. “Ele merece, e é por isso que você nos vê relaxados em relação a isso, porque temos tempo. Por que teríamos pressa? Porque a velocidade não desaparece, os pilotos fazem progresso”.
“É uma questão de confiança, e você vê que a confiança de Yuki certamente estava em alta. E ele foi muito, muito forte. Portanto, temos mais tempo. Como dissemos, não vamos esperar até Abu Dhabi, mas temos mais algumas corridas, com certeza”.

Foto de: Ozan Kose / AFP via Getty Images
Além de um carro da Red Bull atualizado, a chave para o avanço de Tsunoda foi o trabalho adicional de simulador que o piloto de 25 anos realizou com seu grupo de engenharia na fábrica de Milton Keynes.
“Ele está trabalhando muito duro. Ele nunca desanimou”, acrescentou Mekies. “Quero dizer, conversamos depois de dias difíceis em Budapeste, ele foi direto para o simulador em vez de sair de férias e disse: ‘Não, não, vou voltar para o simulador com a equipe e trabalhar no dia seguinte”.
“E é essa a abordagem que ele tem. Todo fim de semana, quando não está correndo, ele está trabalhando em algum lugar com seus engenheiros ou pilotando. E estou muito feliz por ele estar progredindo”.
“Acho que foi sua melhor corrida conosco este ano. O que foi provavelmente o mais importante para nós foi obter aquela amostra limpa, como dissemos da última vez. Acho que ele estava ouvindo e isso é bom”, concluiu.
Ouça versão áudio do PODCAST MOTORSPORT.COM:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Fonte. Motorsport – UOL