Em sua primeira aparição pública após o recesso do Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, deverá participar nesta segunda-feira (26) da cerimônia de posse do juiz brasileiro Rodrigo Mudrovitsch como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica. Fachin deve discursar na solenidade.
Mudrovitsch foi eleito para um mandato de dois anos à frente do tribunal, instância máxima de proteção dos direitos humanos no continente. Ele é juiz da corte desde 2022. A cerimônia deve reunir autoridades brasileiras e internacionais.
Fachin passou o recesso judiciário articulando nos bastidores a criação de um manual de conduta para ministros do STF e também teve de lidar com as suspeitas sobre os colegas Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com relação ao caso do Banco Master. Ele chegou a interromper momentaneamente as férias para cuidar dos dois temas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
Fonte.:Folha de S.Paulo


