12:33 PM
8 de outubro de 2025

Feira do Empreendedor reúne 15 mil pessoas e movimenta quase R$ 27 milhões em negócios nacionais e internacionais | ASN Mato Grosso

Feira do Empreendedor reúne 15 mil pessoas e movimenta quase R$ 27 milhões em negócios nacionais e internacionais | ASN Mato Grosso

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A 14ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), reuniu um público de 15 mil pessoas durante os três dias de evento, que ocorreu entre 3 e 5 de outubro de 2025, no Centro de Eventos do Pantanal (CEP), em Cuiabá.

Rodadas de negócios diminui distâncias geográficas entre fornecedores e compradores e impulsiona empreendedores para novos mercados

As rodadas de negócios nacional e internacional também foram destaque no evento e injetaram R$ 26.858.080,00 milhões na economia. Compradores de quatro países latino-americanos e dezenas de fornecedores brasileiros participaram desta edição. Estas rodadas são oportunidades de fornecedores e compradores se conectarem e formarem uma rede de contatos estratégicos que proporciona o desenvolvimento e fortalecem seus empreendimentos. O Sebrae Mato Grosso constrói as pontes que possibilitam os encontros que têm como resultado a abertura de novas parcerias com vantagens para quem vende e para quem compra.

Para a diretora-superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun, o empreendedorismo mato-grossense oferece para o mercado o que há de mais original e com qualidade maximizada, características que garantem negócios promissores. “O ambiente das rodadas de negócios é um micro ecossistema favorável para a formação de elos para novas cadeias produtivas. E a Feira do Empreendedor é justamente uma celebração ao potencial imensurável de geração de bons negócios que existe em Mato Grosso”, afirma.

Rodada de Negócios Internacionais

A FE promoveu a expansão dos negócios para além das fronteiras geográficas. Os negócios fechados internacionalmente renderam R$ 22.258.080,00. Compradores da Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru vieram conhecer os atrativos dos produtos criados, desenvolvidos, produzidos e comercializados no Brasil.

O empresário boliviano, Wanderley Ferrufino, dono da Corina Importações, é um deles. “É muito importante que empresas brasileiras internacionalizem seus negócios com países vizinhos. E eu agradeço ao Sebrae/MT pelo apoio oferecido a elas. Temos conversas avançadas no projeto de abertura de uma franquia em solo brasileiro e esperamos torná-lo realidade em breve”, conta.

Além dos encontros e acordos comerciais, foram oferecidos também espaço para que os pequenos empreendedores pudessem expor seus produtos e os talks oportunizaram momentos de compartilhamento de conhecimentos. Os temas principais abordados foram: acesso ao mercado exterior, soluções digitais para logística no e-commerce, entre outros.

Marina Miranda é diretora Institucional do Iest Group e falou com os empreendedores sobre perspectivas de internacionalização. “Mato Grosso é um grande player mundial na área de exportação do agronegócio, mas também tem possibilidade de o médio e pequeno exportador participarem desse jogo. E o empreendedor ao se tornar exportador precisa incorporar-se às plataformas digitais. Não há mais escolha, é preciso fazer a transformação digital dos negócios”, disse.

O consultor de marketplace e fundador da VVS Consultoria, certificada pelo Mercado Livre, Shopee, Amazon e TikTok Shop no Brasil, Vinicius Victor Silva, compartilhou estratégias para a digitalização dos negócios. “É preciso ‘desgourmetizar’ a narrativa que traz palavras em inglês e o marketplace não é um bicho de sete cabeças. O pequeno e médio empreendedor podem entrar na onda do e-commerce”, explica.

Rodada de Negócios Nacionais

As negociações estabelecidas em âmbito nacional também foram extremamente positivas. Houve a participação de cinco compradores e 43 fornecedores no segundo dia de encontros. Cerca de R$ 4.600.000,00 foram movimentados com as novas parcerias econômicas firmadas. As rodadas de negócios duravam 15 minutos cada, e, durante esse tempo, os empreendedores apresentam os diferenciais de seus produtos aos investidores interessados.

Patrícia Pedrotti, gerente de mercado do Sebrae/MT, conta que esses empreendedores são acompanhados de forma constante e próxima, durante todo o ano, com o objetivo de apoia-los no desenvolvimento de produtos com características singulares e atrativas. “Nós estamos desenvolvendo o projeto Origem que por meio de um selo irá certificar a autenticidade e a identidade mato-grossense desses produtos tão interessantes. E os fornecedores que aqui estiveram vislumbraram a possibilidade de abrir novos mercados que não existem em seus territórios”, disse.

Expansão de mercados é justamente o que busca a empreendedora de Primavera do Leste, Daniela Carvalho. Ela aproveita o momento de transição da identidade da sua empresa de bolos, anteriormente Fino Sabor e atualmente Tre Sorelli, para ganhar projeção territorial. Daniela inovou e conquistou a clientela com bolos sem lactose, glúten e farinha, mas com a garantia da melhor experiência para quem degusta um bom pedaço de bolo, macio e cheio de sabor.

Depois de consolidar-se no cenário local, agora ela quer ultrapassar os limites municipais. “Antes de ganhar novos mercados, eu procuro impactar a vida das pessoas. Eu tenho relatos como o de uma mulher que não podia engravidar. O médico pediu para ela cortar o glúten e lactose, e me indicou. Seis meses depois, ela apareceu com o teste de gravidez positivo, e eu me emocionei muito”, relata.

As sócias Simara Aparecida Teixeira de Amorim e a Priscila Martins Buzatto também estão transformação realidades com sua inventividade e talento empreendedor. Com formação em enfermagem, elas receberam em hospitais muitas crianças com anemia severa ou com lesão no couro cabeludo. Foi, então, que tiveram a ideia de criar o Piolê, primeiro Centro Especializado de Remoção de piolhos e lêndeas.

A técnica utilizada é a aspiração dos parasitas e um blend de óleos essenciais. “Depois de iniciarmos com o atendimento domiciliar, abrimos nossa clínica em Cuiabá. A Piolê já tem dado resultados satisfatórios”, fala Simara. Priscila diz ainda que lançou a franquia do seu negócio na Feira do Empreendedor. “Nós somos pioneiras, em Mato Grosso, com essa metodologia e também na abertura de franquias desse segmento, e, por isso, acreditamos que a feira irá nos impulsionar para o Brasil inteiro”, prospecta.



Fonte Agencia Sebrae

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