1:25 PM
15 de novembro de 2025

Feira do setor automotivo é aberta com foco em inovação e fortalecimento em Cuiabá

Feira do setor automotivo é aberta com foco em inovação e fortalecimento em Cuiabá

PUBLICIDADE



A Expo Auto Mecânica 2025, feira de negócios de peças e serviços do setor automotivo, foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (14.11), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, reunindo empresas, profissionais e instituições para três dias de programação voltada ao desenvolvimento do setor automotivo em Mato Grosso.

Com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a feira oferece exposição de tecnologias, capacitações e oportunidades de negócios para oficinas, empreendedores e fornecedores do segmento.

Na abertura, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressaltou que eventos voltados ao fortalecimento da atividade produtiva contribuem para aproximar o governo dos setores econômicos e orientar a construção de políticas públicas.

“São eventos como esse que nos estimulam a continuar trabalhando por Mato Grosso. Por meio dessas iniciativas, nós percebemos que os segmentos econômicos de Mato Grosso são unidos e organizados, e isso é muito importante para que a gente, enquanto Governo do Estado, possa construir políticas econômicas que melhorem a vida de todos aqueles que querem empreender e trabalhar no nosso Estado”, destacou.

A programação inclui a participação da Sedec e da Desenvolve MT em um estande conjunto, no qual serão apresentados programas de crédito que variam de R$ 15 mil a R$ 1,5 milhão. A iniciativa contempla desde investimentos em transporte até linhas voltadas ao empreendedorismo feminino, alinhadas às atividades do encontro Mulher Mecânica e às palestras de capacitação destinadas às mulheres do setor.

Organizador da feira, o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios de Mato Grosso (Sindirepa-MT) pretende ampliar a integração entre empresas, fornecedores e consumidores, estimulando negócios e qualificação profissional na edição deste ano. De acordo com o presidente da entidade, Reny Maltezo, o objetivo é consolidar um ambiente que favoreça o desenvolvimento técnico e comercial do setor.

“Nosso objetivo com essa feira é reunir empresas, indústrias e consumidores do segmento. A ideia é fomentar negócios, preparar pessoas, capacitar, oferecer treinamentos, palestras e workshops para fortalecer um setor que tem uma contribuição bastante significativa para a arrecadação do nosso Estado”, disse.

A crescente demanda por serviços automotivos e o aumento expressivo da frota em Mato Grosso também foram temas de destaque durante a cerimônia. A diretora do Sebrae-MT, Lélia Brum, lembrou que o avanço do número de veículos em circulação reforça o papel do empreendedorismo e da inovação na consolidação do setor.

“O crescimento da frota de veículos em nosso Estado aumentou 50% nos últimos 5 anos. Falar do setor automotivo é falar de esforço, inovação, desafios, coragem e dedicação. Tudo isso faz a roda do empreendedorismo girar, pois temos mais de 35 mil empresas do segmento ativas espalhadas por toda a região do Estado de Mato Grosso”, pontuou.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, destacou que a expansão da frota, atualmente estimada em 3 milhões de veículos, exige investimentos contínuos em infraestrutura. Ele apontou que as obras executadas pelo Estado são essenciais para garantir mobilidade e competitividade ao setor.

“O governo tem feito investimentos para facilitar nossa circulação, e a cidade tem ganhado melhorias em relação a isso. Não só a cidade, mas também as estradas de Mato Grosso, já que as ligações entre os municípios do nosso Estado são importantes e o carro é o responsável por essa locomoção”, disse.

Além dos representantes das entidades organizadoras, estiveram presentes na abertura o deputado estadual Carlos Avallone, o vice-presidente da Fecomércio e vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Valdir Macagnam.



Fonte Jornal de Mato Grosso

Leia mais

Rolar para cima