
Para quem gosta de feriados, 2025 foi um ano ingrato. Ao longo do segundo semestre, datas tradicionais para tirar um respiro da rotina e até planejar uma folga estendida acabaram caindo quase sempre aos finais de semana. A boa notícia é que em 2026 não será assim!
Pelo contrário: tudo o que este ano não pôde proporcionar em termos de pontes e emendas para o descanso prolongado, o próximo vai entregar com datas festivas caindo em sextas e segundas-feiras, ou até mesmo em datas que dão uma certa flexibilidade, caso das terças e quintas.
Abra o calendário do seu celular para facilitar e confira algumas das opções para planejar férias em 2026 tirando melhor proveito dos feriados.
Abril e maio tem duas oportunidades
Em um intervalo de quatro semanas entre abril e maio, há três oportunidades de feriadões, seja por já estarem conectados ao final de semana ou por ficarem em dias vizinhos. Estamos falando dos três feriados nacionais a seguir:
- 3 de abril, a Sexta-feira Santa;
- 21 de abril, a data de Tiradentes, que cairá numa terça;
- 1º de maio, o Dia dos Trabalhadores, que desta vez será numa sexta
Se você deseja potencializar as férias sem usar o mês todo, há duas possibilidades de emenda, usando o 21 de abril como referência. É possível tirar a folga no começo de abril, oficialmente entre os dias 6 e 20 do mês. Na prática, porém, os feriados garantem que o descanso vai se estender de 3 a 21 de abril, com 19 dias sem trabalho usando apenas 13 dias úteis.
A outra opção é usar a segunda metade de abril. Neste caso, como a legislação não permite iniciar as férias em um dia que antecede o feriado (é possível, sim, encerrá-las na véspera de um feriado), é preciso escolher se você prefere começar no dia 17 ou no 22 de abril.
Para os mais econômicos, dá para pegar férias na janela de 22 a 30 de abril, com o descanso se estendendo, na prática, de 21 de abril a 3 de maio. Neste caso, são 13 dias sem trabalho em uma janela em que as férias englobam apenas 7 dias úteis.
Super novembro
Outro momento que já entrou no radar de quem quer emendar feriados relativamente distantes é a possibilidade de uma folga que começa e termina em finais de semana estendidos.
Embora o 15 de novembro, data da Proclamação da República, volte a cair em um final de semana (desta vez, no domingo), as outras duas datas de descanso nesse mês virão em dias propícios: o 2 de novembro, Dia de Finados, será em uma segunda-feira em 2026. Já o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, que virou feriado nacional há dois anos, será em uma sexta-feira.
Quem planeja usar ambos pode organizar as férias para a janela de 3 a 19 de novembro, o que, conectando aos finais de semana nas duas pontas, significa um período de 31 de outubro a 22 de novembro longe do trabalho – o equivalente a 23 dias de descanso, mas com apenas 13 dias úteis entre uma data e outra.
Uma das vantagens de parar em novembro é já aproveitar um clima com cara de verão, mas sem a mesma concorrência em destinos turísticos que costuma marcar a época das férias escolares.
Outras possibilidades ao longo do ano
Mais feriados de 2026 que podem ser usados estrategicamente pela sua proximidade com finais de semana incluem o 7 de setembro (numa segunda-feira), o 12 de outubro (também numa segunda) e o Corpus Christi, sempre numa quinta-feira, que no ano que vem será em 4 de junho.
Caso o seu trabalho também dê folga na época de Carnaval, a Terça Gorda acontecerá em 17 de fevereiro – outra oportunidade para emendar alguns dias ao redor.
Newsletter
Aqui você vai encontrar dicas de roteiros, destinos e tudo o que você precisa saber antes de viajar, além das últimas novidades do mundo do turismo.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Viagen


