6:46 PM
15 de setembro de 2025

Fernanda Pamplona faz sorvetes à italiana com ingredientes brasileiros

Fernanda Pamplona faz sorvetes à italiana com ingredientes brasileiros

PUBLICIDADE


Antes mesmo de elaborar sorvetes, Fernanda Pamplona, 41, estava de olho na agricultura agroecológica. Após o falecimento da mãe, em 2010, resolveu fazer uma mudança de vida e deixou a área administrativa de uma loja de móveis para trabalhar em um projeto empenhado em fazer a transição do cultivo tradicional para o orgânico entre pequenos produtores em Parelheiros, no extremo sul da cidade.

Três anos depois, conheceu uma fábrica de sorvetes que despertou a paixão pelo setor e, meses depois, dava expediente nessa sorveteria, a extinta Casa Elli, atuando em todas as fases do processo. Ao se mudar para a Itália pouco tempo depois, para se aproximar da família de seu marido à época, percebeu como era fácil encontrar, no país mediterrâneo, itens livres de agrotóxicos e de fertilizantes químicos a preços acessíveis.

Sorvetes coloridos em copinhos brancos
Albero dei Gelati: sabores no copinho feitos com ingredientes brasileiros (Ligia Skowronski/Veja SP)

Esse interesse a levou a trabalhar em uma sorveteria que costumava frequentar, a Albero dei Gelati, aberta na região da Lombardia pela família Solighetto e com sabores orgânicos em suas cubas. Ocupou o cargo de atendente, aprendendo e perguntando tudo o que podia. No retorno ao Brasil, deixou uma provocação: “Um dia, se quiserem abrir uma unidade em São Paulo, me avisem, pois vocês já têm uma sócia”.

Meses depois, o gelataio Fabio Solighetto estava em solo paulistano para as tratativas da abertura da primeira filial brasileira. O endereço em Pinheiros começou a funcionar em 2019, servindo sabores que misturam “a arte italiana de fazer gelato com ingredientes brasileiros”, ela explica.

Continua após a publicidade

De lá para cá, multiplicou-se em três unidades que fazem sucesso com receitas que utilizam frutas nativas, entre elas uvaia e cambuci, além de banana com crocante de castanha-de-caju. “Nosso país é muito rico. Acredito que as matérias-primas nacionais têm muito potencial e merecem ganhar mais espaço”, defende a sorveteira do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.

Quando não está em uma das lojas, Fernanda dedica-se integralmente às filhas Clarissa, 22, e Aurora, 10.

COMER & BEBER 2025/2026 é uma realização de VEJA SÃO PAULO com patrocínio master de BTG, patrocínio de JBS, 99Food e Prefeitura de São Paulo, apoio institucional do Governo de São Paulo, apoio de Tramontina Hospitality, Nespresso e Baden Baden e parceria de Salton.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 12 de setembro de 2025, edição nº 2961.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.: Veja SP Abril

Leia mais

Rolar para cima