6:37 PM
1 de setembro de 2025

Festa do Peão Pantaneiro faz pela primeira vez o Rodeio em cavalos

Festa do Peão Pantaneiro faz pela primeira vez o Rodeio em cavalos

PUBLICIDADE


Além do Rodeio em touros, a grande novidade da 33ª Festa do Peão Pantaneiro de Agrovila das Palmeiras é o Cutiano: modalidade brasileira em que o peão deve permanecer oito segundos sobre um cavalo “xucro” (selvagem), assim como acontece nas montarias em touro. Entre os dias 4 e 7 de setembro, a tradicional festa, que já reúne mais de 30 mil pessoas, promete atrair mais público com a chegada do asfalto e telefonia móvel até a comunidade de Santo Antônio do Leverger (87 km de Cuiabá), shows regionais e o nacional com Renan e Ray, além de grandes competidores de todo o Brasil. A entrada é gratuita e, no sábado, solidária, com a doação de 1 litro de leite em apoio ao Hospital do Câncer, a partir das 19h.

Serão três dias de portões abertos e somente no sábado, véspera de feriado, é que a entrada será 1 litro de leite em prol ao Hospital do Câncer. No domingo terá a grandiosa Queima do Alho, no almoço, uma tradição de tropeiros do começo do rodeio brasileiro.

Na programação, além das competições, shows e apresentação Cultural do Grupo de Siriri Sol da Meia Noite, terá a Feira da Agricultura Familiar com diversidade de produtos do campo, Palestra sobre Associativismo e Curso de confecção de artigos em couro, todos os dias, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), a partir das 17h, com inscrição no local.

Também terá o tradicional desfile country para a escolha da rainha, princesa e garota country; parque infantil; praça de alimentação e bebidas e grandes competidores na arena: Ediney de Paula, do município de Campo Verde, da família de Paula, que foi fenômeno no Brasil todo; Paulo Henrique, de Chapada dos Guimarães, que vem se destacando na Equipe Rozeta, em São Paulo, 5 de Agrovila das Palmeiras, dentre eles Fabrício Ferreira, campeão em 2023, além de vários do estado Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais.

Somam 30 cavaleiros no rodeio em cavalos e 40 competidores em touros disputando a premiação de 1 moto 0km para o campeão, mais R$ 11 mil em premiações do 2º ao 5º colocado. Os animais são das Cias Canaã, Pardinho e EB.

A Festa do Peão Pantaneiro representa o maior evento da região, presidida por gerações de Manoel Teixeira, junto com o vice-presidente Aroldo BenVindo, onde a baixada cuiabana se diverte com entrada gratuita e confere a disputas emocionantes com os melhores peões e touros do Brasil embalando à pontuação de 8 segundos.

Tendo como novidade o rodeio em cavalos, o cutiano, uma modalidade das pioneiras no país que surgiu da necessidade de domar cavalos durante o transporte de comitivas, e se tornou uma competição para ver quem conseguia permanecer mais tempo montado.

O Rodeio de Agrovila das Palmeiras é um verdadeiro espetáculo que reúne famílias em um evento rico em tradições pantaneiras, e que mais uma vez está sendo realizado pelo Instituto INCA-Inclusão, Cidadania e Ação em rede com o Sindicato Rural de Santo Antônio do Leverger, via emendas parlamentares impositivas dos deputados estaduais Wilson Santos e Beto Dois a Um, por meio de patrocínio das Secretarias de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT)

Conta com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leverger.

O Rodeio Profissional conta com a narração dos locutores Sabiá Ribeiro e Andorinha; o comentarista Julio Ribos; juízes Paulo Henrique e Anderson dos Santos; e os salva-vidas Pirilampo, Cleitin e Tio Lau.

PROGRAMAÇÃO

Além dos tradicionais rodeios em touros e cavalos, o público poderá participar de cursos, palestras e prestigiar apresentações artísticas, desfiles e grandes shows.

A abertura acontece na quinta-feira (4/09), a partir das 17h, com curso do Senar, palestra sobre associativismo e a Feira da Agricultura Familiar. Às 19h, o Grupo de Siriri Sol da Meia Noite sobe ao palco para uma apresentação cultural, seguida da abertura oficial do rodeio em touros. Encerrando a noite, tem show baile com Lucianinho dos Teclados.

Na sexta-feira (5/09), a programação começa às 17h, com novas atividades do Senar e a continuidade da feira. Às 19h, acontece o desfile country, que antecede o rodeio em cavalos e a disputa em touros. A noite será embalada pelo show baile da Banda Novo Som.

O ponto alto da festa será no sábado (6/09). A agenda inicia com a Feira da Agricultura Familiar e curso do Senar, às 17h. Já à noite, a arena recebe o rodeio em cavalos e em touros. Logo depois, o palco principal será tomado pelo show nacional de Renan & Ray, seguido da Banda Ellus, prometendo agitar o público até de madrugada.

O encerramento acontece no domingo (7/09), com a Queima do Alho no almoço, mais atividades do Senar e da feira, e, partir das 19h, começam as semifinais e finais dos rodeios em cavalos e em touros. Para encerrar, a festa termina em clima de confraternização com o show baile de Diguinho Silva.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima