Em junho, Mato Grosso dança ao som da sanfona e gira ao redor de uma roda que movimenta bem mais do que quadrilhas: a roda da economia local. As tradicionais festas juninas, celebradas por escolas, empresas, comunidades e municípios, transformam-se em palco para uma rede de empreendedores que fazem essa engrenagem girar.
No centro desse movimento estão doceiras, produtores rurais, costureiras e artesãos, que encontram na temporada uma oportunidade concreta de ampliar a renda e fazer seus produtos brilharem. Neste cenário, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) se apresenta como parceiro essencial para transformar tradição em negócio e gerar renda para os empreendedores locais.
“O Sebrae Mato Grosso tem um olhar atento para a economia criativa, que é um dos principais segmentos favorecidos durante as festividades juninas. Ao longo do ano, desenvolvemos ações estratégicas que valorizam o talento local, promovem capacitações e impulsionam negócios criativos. Neste período, outros setores também são beneficiados, como a gastronomia, o turismo, a agricultura, entre outros. Por isso, é importante se preparar e aproveitar a oportunidade. Nosso papel é garantir que esses empreendedores tenham acesso ao conhecimento, à inovação e às ferramentas necessárias para transformar cultura e tradição em fontes de renda”, ressalta Lélia Brun, diretora-superintendente do Sebrae Mato Grosso.
Uma pesquisa nacional realizada pelo Serasa revela que, para mais de 67% dos brasileiros, os festejos juninos impactam positivamente a economia, especialmente nos setores de comércio e serviços. Ao todo, 76% dos entrevistados projetam uma renda extra no período, com destaque para empreendedores e trabalhadores autônomos que aproveitam a alta demanda sazonal.
“A cultura popular pode, e deve ser vista como estratégia de desenvolvimento econômico. As festas são uma vitrine para mostrarmos os talentos locais”, acrescenta Lélia.
Olhar para o Futuro
Transformar cultura em oportunidade pode ser ainda mais eficiente ao contar com apoio para o planejamento e execução.
Ampliar a conexão entre eventos culturais e os programas de capacitação do Sebrae/MT garante os empreendedores tenham mais autonomia e rentabilidade.
O Sebrae Mato Grosso oferece, ao longo do ano, uma série de cursos e capacitações que ajudam pequenos negócios a se estruturarem para datas festivas como o São João. Embora muitos empreendedores juninos ainda atuem de forma informal ou sejam contratados por terceiros, o setor tem potencial de crescimento.
Karina Zacchi, coordenadora da agência do Sebrae/MT em Alta Floresta destaca que as festas juninas podem se tornar uma verdadeira alavanca para o empreendedorismo local.
“A aproximação com os organizadores de grandes eventos, como o circuito de quadrilhas, pode abrir espaço para feiras criativas, exposições e pontos de venda para os empreendedores locais. Além disso, incentivar a digitalização, mesmo que básica, pode ampliar a divulgação e as vendas desses profissionais, antes, durante e depois do período junino. Afinal, a fogueira pode até apagar em julho, mas o calor do empreendedorismo pode durar o ano inteiro”, reforça.
Oportunidades estratégicas
Mais do que manifestações culturais, essas festas representam uma verdadeira “temporada de consumo afetivo”. Quitutes à base de milho e amendoim, bandeirinhas, roupas típicas e decoração rústica tornam-se produtos de alta demanda. Para os pequenos negócios, a sazonalidade é uma chance de faturar em grande estilo. Mas, para isso, é preciso preparo — e é justamente nesse ponto que o Sebrae/MT faz a diferença.
Adriane Alves da Silva, empreendedora da Delícias da Drikelly de Alta Floresta, conta que o conhecimento e as orientações do Sebrae/MT foram as chaves para o sucesso da sua empresa.
“O conhecimento foi um divisor de águas no meu negócio. Participar de cursos, workshops e palestras me deu não só novas técnicas, mas também abriu minha mente para inovação, marketing e gestão — áreas nas quais eu tinha muita dificuldade no começo.”
Para Adriane, datas sazonais como as festas juninas são grandes oportunidades de ampliar a renda.
“Cada data comemorativa virou uma chance de encantar meus clientes com cardápios criativos. Isso não só valoriza a nossa cultura, como também tem aumentado a rentabilidade e fortalecido a identidade da minha marca”, afirma.
Ela destaca que, com o apoio e as capacitações do Sebrae/MT, o crescimento tem sido constante.
“A cada nova capacitação, consigo criar experiências únicas, preservar tradições e, ao mesmo tempo, me manter atualizada com as tendências do mercado. Hoje, com minha marca registrada, posso dizer com orgulho que o conhecimento é o principal ingrediente do meu crescimento”, enfatiza.
Fonte Agencia Sebrae