Após o sucesso da primeira edição, o Festival das Nações retorna a Cuiabá em 2025 com uma programação ampliada. O evento acontece entre os dias 26 e 27 de setembro, no estacionamento do Pantanal Shopping, e terá a participação de 14 países representados por meio da gastronomia e da cultura. A iniciativa é promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Associação de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (Abrasel-MT) e o Pantanal Shopping.
Gratuito e aberto ao público, o festival promete uma verdadeira imersão multicultural. Os visitantes poderão degustar pratos típicos da Alemanha, Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Portugal, Japão, Arábia Saudita, Austrália, Suíça, Inglaterra e França, além de prestigiar apresentações de dança e música com artistas locais e convidados. A expectativa é receber mais de 3,5 mil visitantes ao longo de dois dias de evento, superando os números de 2024, quando 2,5 mil pessoas participaram da primeira edição.
A edição deste ano também contará com 16 empresas participantes. O objetivo é aproximar a diversidade do público cuiabano e oferecer um intercâmbio culinário e artístico. De acordo com a gestora estadual de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, o Festival das Nações proporciona ao público uma vivência única e abre novas oportunidades de negócios para os empreendedores. “Queremos oferecer uma nova experiência sem que as pessoas precisem sair de Cuiabá. Ao mesmo tempo, o evento fortalece os negócios locais, permitindo que restaurantes e empreendedores mostrem seu trabalho, conquistem novos clientes e ampliem o faturamento”.
O presidente da Abrasel-MT, Daniel Teixeira, destaca que o evento se consolidou como uma vitrine para as empresas e avalia que o trabalho conjunto com o Sebrae/MT fortalece toda a cadeia produtiva. “A parceria com o Sebrae é fundamental para valorizar a nossa gastronomia e abrir espaço para que os empreendedores divulguem seus produtos. Quando o público conhece, interage e volta a consumir, seja no estabelecimento ou até mesmo pelo delivery, todo o setor sai ganhando”.
A gerente de Comunicação e Marketing do Pantanal Shopping, Daniela Rossi, a reforça que a iniciativa é uma celebração da inovação, diversidade e conexão humana. O Festival das Nações aproxima nosso público de sabores e culturas diversas, unindo gastronomia e experiência do cliente. O evento também abre espaço para que talentos locais e chefs empreendedores mostrem diferentes nações. É o segundo ano desta parceria de sucesso com o Sebrae, que traz sua expertise em fomento, inovação no empreendedorismo e visão que faz tudo acontecer.”
Fonte Agencia Sebrae