8:33 PM
24 de janeiro de 2026

Fibra alimentar: os surpreendentes benefícios da mais nova tendência de bem-estar

Fibra alimentar: os surpreendentes benefícios da mais nova tendência de bem-estar

PUBLICIDADE


Foto de cima de uma mesa com recipientes de grão-de-bico, pasta de abacate, nozes, sementes e saladas. No meio da mesa, duas mãos espalham abacate sobre uma fatia de pão integral.

Crédito, Natalia Gdovskaia via Getty Images

Legenda da foto, Desde que a fibra virou tendência, criadores de conteúdo publicam receitas nas redes sociais, usando ingredientes como grão-de-bico, nozes e abacate

    • Author, Ruth Clegg e Grace Dean
    • Role, Da BBC News
  • Tempo de leitura: 8 min

Mas, nos últimos meses, o principal tema alimentar nas redes sociais passou a ser a fibra, algo que muito poucos de nós consumimos em quantidade suficiente todos os dias.

Postagens com as hashtags #fibremaxxing e #fibermaxxing (“maximizando as fibras”, em português) receberam mais de 150 milhões de visualizações no TikTok. E vídeos de sementes de chia sendo lançadas sobre mingau e nutricionistas alardeando os benefícios do feijão-vermelho e do grão-de-bico surgiram nos feeds de todas as pessoas.

O NHS (o serviço público de saúde do Reino Unido) recomenda aos adultos o consumo de 30 g de fibra por dia. Mas 96% dos britânicos não atingem esta recomendação. Muitos não chegam nem perto.

O consumo médio diário de fibra no país é de cerca de 16,4 g — e as mulheres comem menos que os homens.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima