Já pensou em adicionar uma flor aos pratos criados na sua cozinha? A capuchinha, uma planta alimentícia não convencional (PANC), serve de ingrediente para pratos doces ou salgados e ainda traz benefícios para a saúde.
Além de ser comestível e nutritiva, a mistura de folhas verdes e flores amarelas e vermelhas faz da capuchinha uma ótima opção de planta ornamental para decorar seu jardim.
Quais as propriedades da capuchinha?
Uma das propriedades da capuchinha são os carotenoides. Essas substâncias ajudam a prevenir doenças oculares, como catarata – a principal responsável por esse feito é a luteína, tipo de carotenoide presente também em vegetais verdes como a couve.
Junto dos carotenoides, vem os flanovoides: essas substâncias antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e diminuem a ação de agentes inflamatórios no corpo. Os antioxidantes podem contribuir para a prevenção de doenças crônicas, devido à sua ação de combate aos radicais livres.
Outros nutrientes da plantinha são a vitamina C, o potássio, o zinco e o cálcio. A capuchinha ainda é usada como estimulante de apetite.
Dicas para incluir a capuchinha nos pratos
A capuchinha é versátil na culinária: suas flores, folhas e sementes são comestíveis. As folhas são comparadas ao agrião devido ao sabor picante. Molhos, carnes e receitas salgadas podem ganhar um toque de picância com a capuchinha.
Já as sementes podem servir de ingrediente para fazer conservas. Por causa do sabor acentuado, elas ganham o apelido de “falsas alcaparras”.
As flores são ótimas para decorar drinks ou receitas, doces e salgadas – sem esquecer que não precisa deixar a decoração no prato, já que elas são totalmente comestíveis. Elas também podem compor o preparo de sucos e chás.
+Leia também: Dália: além de bonita, flor comestível é rica em prebióticos e vitamina C
Como plantar capuchinha?
Adaptada ao clima subtropical, a capuchinha é típica da América Central e da América do Sul. Ela resiste bem às variações de temperatura das estações anuais, mas prefere ambientes com sombra parcial e distantes do frio excessivo.
Para você que mora em um apartamento, a boa notícia é que a capuchinha vive bem em canteiros. Basta fazer uma adubação periódica e lembrar de regá-la, embora ela seja bastante resistente à seca.
O plantio pode ser feito a partir de uma muda de outro pé ou das sementes. Costuma ser mais fácil obter um pé a partir de uma muda ou pequeno galho.
Na geladeira, as flores e folhas da capuchinha duram até uma semana.
Compartilhe essa matéria via:
Fonte.:Saúde Abril