3:55 PM
23 de dezembro de 2025

Foguete sul-coreano explode após lançamento no Brasil: o que se sabe sobre a missão fracassada

Foguete sul-coreano explode após lançamento no Brasil: o que se sabe sobre a missão fracassada

PUBLICIDADE


Imagem do momento da decolagem do foguete.

Crédito, Innospace/Reuters

Legenda da foto, Meio minuto após o lançamento do foguete HANBIT-Nano “foi observada uma anomalia no veículo lançador”, segundo a FAB

  • Tempo de leitura: 3 min

O primeiro foguete comercial lançado a partir de uma base brasileira explodiu minutos depois de decolar da Base de Alcântara, no Maranhão, na noite de segunda-feira (22/12). O veículo não era tripulado.

O lançamento do HANBIT-Nano, da empresa sul-coreana Innospace, ocorreu às 22h13 e, segundo nota da Força Aérea Brasileira (FAB), após cerca de 30 segundos de voo, “foi observada uma anomalia no veículo lançador”.

A investigação técnica será realizada pela FAB e a Innospace, conforme os procedimentos internacionais adotados no setor espacial.

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) afirmou, também por meio de nota, que “todos os protocolos de segurança, rastreio e operações de solo — de responsabilidade do Brasil — funcionaram com precisão e exatidão”.

“Eventos desta natureza, embora indesejados, são comuns no processo de inovação e pioneirismo científico, servindo como fonte indispensável de dados e aprendizado para o aperfeiçoamento de futuros sistemas”, afirmou o MCTI.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima