Um grupo de 17 mulheres concluiu a formação do Programa Força Mulher em Lucas do Rio Verde, iniciativa promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) em parceria com a Prefeitura Municipal de Lucas do Rio Verde. A cerimônia realizada nesta terça-feira (02/12) marcou o encerramento de uma jornada de qualificação profissional voltada à autonomia financeira feminina, encerrando-se com a abertura de novas possibilidades de ingresso no mercado de trabalho.
As participantes são atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município e integram o Programa de Desenvolvimento Empresarial. Em 46 horas de capacitação, elas aprenderam técnicas de modelagem e escova voltadas ao setor de beleza, além de conteúdos de gestão e acesso a mercado desenvolvidos para ampliar as condições de atuação profissional.

De acordo com a analista técnica do Sebrae/MT, Aline Ferreira, o programa buscou integrar formação e aproximação com o ambiente de trabalho real. “Em uma das ações, trouxemos quatro cabeleireiras da cidade para conhecer o trabalho dessas mulheres, para que essas profissionais vivenciassem como atuam as participantes e, quem sabe, pudessem contratá-las e possibilitar a entrada delas no mercado de trabalho”, explicou.
Os resultados já começam a aparecer. Isso porque três alunas foram encaminhadas para salões de beleza de Lucas do Rio Verde e passam por período de avaliação. A iniciativa abre a possibilidade de contratação definitiva e reforça o impacto do Força Mulher na geração de renda e na transformação de trajetórias pessoais.
A participante Ana Cristina Cabrera relatou que o curso ampliou significativamente sua segurança técnica. “A minha experiência foi extremamente produtiva e enriquecedora. O curso superou as minhas expectativas e me proporcionou conhecimento e aprofundamento em técnicas de secagem e modelagem, que certamente agregam muito ao meu trabalho como profissional da beleza”, afirmou.
A secretária de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, Janice Ribeiro, destacou a importância de apoiar iniciativas voltadas ao empreendedorismo feminino. “As mulheres tiveram a oportunidade de se qualificar e agora se inserir no mercado de trabalho, e nosso objetivo é trazer cada vez mais oportunidades, para que elas possam cuidar melhor das suas vidas, sair do ciclo da violência, se emancipar e viver melhor”, disse.
Na cerimônia de formatura, as concluintes receberam um kit completo para iniciar suas atividades, incluindo escova de cabelo, secador, shampoo, hidratante e toalha, entre outros itens. O kit foi fornecido e entregue com apoio do Sicredi Ouro Verde.
Fonte Agencia Sebrae

