Um grupo de empreendedores de Bela Vista que vende mais de uma dezena de diferentes produtos decidiu inovar na cidade ao formalizar uma associação para conseguir novas estratégias de negócios e ampliar oportunidades. Com o apoio do Sebrae/MS e da Prefeitura Municipal, por meio da Sala do Empreendedor, foi possível executar uma série de etapas e concluir, em cerca de 30 dias, a criação da Associação dos Feirantes e Empreendedores Criativos de Bela Vista (AFEC), medida que representa uma conquista para o empreendedorismo local.
Cerca de 40 empreendedores que atuam nos segmentos de gastronomia, artesanato e comércio de produtos diversos integram atualmente a Associação dos Feirantes, que organiza feiras na Praça Álvaro Mascarenhas, no Centro de Bela Vista, sempre no primeiro sábado de cada mês, a partir das 18h.

A criação da associação é um passo fundamental para garantir maior organização, representatividade e acesso a oportunidades que, individualmente, seriam mais difíceis de alcançar. Com a formalização, por exemplo, o grupo passa a ter CNPJ, o que permite participar de editais e firmar parcerias com instituições. “Além de garantir acesso a editais, financiamentos e parcerias, a legalização possibilita maior segurança jurídica e profissionalização. Com um CNPJ, os coletivos podem firmar contratos, captar recursos”, pontua o gerente da Regional Oeste do Sebrae/MS, Matheus Oliveira.
Com a legalização da entidade, a presidente da AFEC, Eliane Pereira Lobo, relata que novas oportunidades para os associados já estão surgindo, inclusive na formalização de parcerias. “Com a formalização, os feirantes se sentem mais seguros quanto a garantirem suas vagas na feira, participar das decisões em conjunto e temos mais organização quanto a direitos e deveres. Além de maior ajuda para fechar parcerias”, detalhou.
Antes de a associação ser formalizada, já havia um grupo mobilizado, mas que se reunia informalmente para promover o que é chamado na cidade de “Feira Prospera”. A Prefeitura de Bela Vista vinha oferecendo apoio para o evento, porém havia limitação de suporte por conta da situação informal dos empreendedores.
“É uma satisfação muito grande ver um projeto que iniciou lá em 2017, com a Feira Prospera, e agora ter a criação da associação. Uma união dos feirantes para um passo importante de novos projetos, ações, captação de recursos. Já temos confirmado, por exemplo, o espaço gratuito cedido para a associação na Exposição Agropecuária Expobel para fomentar o crescimento em Bela Vista. O Sebrae foi grande parceiro para essa realização”, apontou o prefeito da cidade, Gabriel Boccia.
A mobilização, com suporte do Sebrae/MS, envolveu reuniões on-line e presenciais para organização do plano de trabalho, levantamento e preparação da documentação, elaboração do estatuto, realização da assembleia, eleição da diretoria e registro em cartório. Todo o processo foi conduzido ao longo do mês de fevereiro de 2025.

De acordo com a associação e a Prefeitura, a feira vai contribuir na geração direta de renda para dezenas de empreendedores e está transformando-se em uma opção de lazer e cultura tradicional em Bela Vista, município de 21,9 mil habitantes. Quando a feira passou a ser retomada, ano passado, ainda sem a formalização de uma associação, já gerava o interesse de mais de duas mil pessoas para frequentar o espaço. Com o novo formato, a expectativa é de crescimento contínuo e fortalecimento do setor criativo local.
Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Fonte. Agencia Sebrae