9:42 PM
30 de julho de 2025

Ganhar dinheiro na internet? Os ‘microtrabalhos’ de tarefas repetitivas que atraem mulheres

Ganhar dinheiro na internet? Os ‘microtrabalhos’ de tarefas repetitivas que atraem mulheres

PUBLICIDADE


Mulher na cama olhando para o celular no app Kwai

Crédito, Acervo Pessoal

Legenda da foto, Flávia assiste, curte, comenta e compartilha vídeos no Kwai ao longo de 14 horas por dia para complementar a renda do mês

  • Author, Adriana Amâncio e Mariana Rosetti
  • Role, Do Recife e de Santo André (SP) para a BBC News Brasil

Flávia começou a trabalhar como camelô aos 20 anos e, até hoje, aos 32, nunca teve um emprego formal.

Mãe solo de três filhos — de 15, 13 e 8 anos —, viu a responsabilidade de sustentar a casa sozinha se tornar ainda mais penosa com a crise econômica gerada pela pandemia de covid-19. Foi nesse período que encontrou uma promessa tentadora: trabalhar de sua casa, em São Gonçalo (RJ), fazendo uma série de pequenas tarefas em sequência em plataformas digitais em troca de uma remuneração por cada uma delas.

É o que se chama de microtrabalho e pode envolver desde a participação em pesquisas de mercado e testes de produto a treinar sistemas de inteligência artificial ou simplesmente acessar sites, dar curtidas em postagens e assistir a vídeos e outros conteúdos para gerar audiência para eles.

Flávia, por exemplo, trabalha cerca de 14 horas diárias se alternando entre o aplicativo PiniOn — onde realiza avaliações de plataformas de transporte — e o Kwai, onde assiste a vídeos repetidamente em troca de alguns centavos por cada visualização.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima