11:37 AM
3 de dezembro de 2025

Gilmar Mendes altera lei e veta Senado de pedir impeachment de ministros do Supremo

Gilmar Mendes altera lei e veta Senado de pedir impeachment de ministros do Supremo

PUBLICIDADE


O minsitro do Supremo, Gilmar Mendes.

Crédito, Gustavo Moreno/STF

Legenda da foto, A decisão de Mendes ocorre em meio a uma crise entre o Planalto e o Senado, justamente devido à escolha do novo ministro do Supremo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta quarta-feira (3/12) diversos trechos da Lei do Impeachment relativos ao afastamento de ministros da corte, restringindo à Procuradoria Geral da República (PGR) a prerrogativa de entrar com um pedido de impeachment contra os magistrados.

Para Mendes, a legislação, de 1950, já tinha muitos pontos revogados. “É um contraste da lei dos anos 50 com vários textos constitucionais, inclusive a Constituição de 88”, disse o ministro.

A decisão é em caráter liminar, mas será levada ao plenário do STF em sessão virtual agendada para começar no próximo dia 12 e se encerrar no dia 19.

Na decisão, Mendes, que é o decano da corte, atribuiu à PGR — e somente a ela — a prerrogativa de pedir o impeachment de algum ministro da corte. Hoje a lei estabelece que qualquer cidadão pode fazê-lo.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima