8:27 PM
12 de janeiro de 2026

Globo de Ouro: ‘Hamnet’ e o mistério de 400 anos sobre a esposa (e o filho) de Shakespeare

Globo de Ouro: ‘Hamnet’ e o mistério de 400 anos sobre a esposa (e o filho) de Shakespeare

PUBLICIDADE


Ilustração mostrando William Shakespeare sentado, com uma mão levantada e a outra com um livro, recitando uma de suas obras para vários membros da sua família

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O filme Hamnet: A Vida Antes de Hamlet imagina como teria sido a vida familiar de William e Agnes Shakespeare e a dolorosa perda de um de seus filhos

    • Author, Caryn James
    • Role, BBC Culture
  • Tempo de leitura: 9 min

No eloquente romance Hamnet (Ed. Intrínseca, 2021), da escritora Maggie O’Farrell, e no comovente filme baseado no livro, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, a esposa de William Shakespeare (1564-1616), Agnes (c.1556-1623), é especialista em ervas e poções medicinais.

Ela tem a capacidade quase sobrenatural de pressentir o futuro, mas não consegue salvar seu filho pequeno da peste. E a morte da criança leva seu pai a escrever uma das maiores obras da dramaturgia universal: Hamlet.

Mas não temos como saber se toda esta história é verdadeira.

Tanto no filme — que acaba de ganhar o Globo de Ouro como melhor filme dramático — quanto no romance, a história se baseia na imaginação, em um rico exame do luto, criado a partir dos poucos fatos disponíveis.

O’Farrell também é a autora do roteiro do filme. Não se pode dizer que ela e a diretora, Chloé Zhao, tenham distorcido a história real. Afinal, não existe uma história conhecida, apesar dos historiadores terem dedicado séculos a conhecer melhor a vida de Shakespeare.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima