4:54 PM
11 de janeiro de 2026

Governo custeará traslado do corpo de babá morta pela patroa em Portugal

Governo custeará traslado do corpo de babá morta pela patroa em Portugal

PUBLICIDADE


Após mais de 20 dias desde o encontro do corpo de Lucinete Freitas, babá de 55 anos morta pela patroa em Portugal, o governo do estado do Ceará afirmou que custeará o traslado do corpo. De acordo com Chagas Vieira, chefe da Casa Civil do Ceará, “isso é o mínimo para atenuar um pouco a imensa dor da família”.

A informação foi confirmada à CNN Brasil pelo marido de Lucinete, Teodoro Júnior.

De acordo com o marido, a família estava enfrentando dificuldades com a repatriação do corpo, visto que não contam com a ajuda de advogados e nem dinheiro para custear a ação. Teodoro chegou a relatar que pediu apoio da Defensoria Pública da União, mas não teve qualquer retorno.

A família aguarda novas informações e atualizações do caso sobre as próximas medidas a serem tomadas.

Relembre o caso

Lucinete Fretas, mulher de 55 anos que havia se mudado recentemente para Portugal a procura de trabalho, foi encontrada morta na quinta-feira (18) após ficar 13 dias desaparecida.

De acordo com a Polícia Judiciária do país, o corpo foi achado coberto por objetos, numa tentativa de ocultação, em uma zona erma e de mata, em Amadora, região metropolitana de Lisboa. A mulher estava desaparecida desde o dia 5 de dezembro.

Uma mulher de 43 anos, também de nacionalidade brasileira, foi presa por fortes indícios de envolvimento no homicídio, que teria sido cometido por motivo considerado fútil. A suspeita será apresentada à Justiça portuguesa para o primeiro interrogatório judicial e definição das medidas cautelares.

Conforme a Polícia Judiciária, Lucinete desapareceu de forma inesperada e, diante das circunstâncias suspeitas, foi aberta uma investigação para apuração dos fatos.

Em relato à CNN Brasil, o marido de Lucinete informou que ela deixou o Brasil no dia 21 de abril com destino a Portugal para trabalhar. Com experiências profissionais anteriores, ela atuava como babá em período integral, cuidando de uma criança de dois anos em uma residência.

Segundo o companheiro, durante todo o período em que a mulher esteve fora do país, ela mantinha contato diário e frequente com a família no Brasil. Ele afirmou que o último contato direto entre o casal teria ocorrido no dia 5, por volta das 19h33. Na conversa, o marido não percebeu nenhuma anormalidade.

Patroa foi a autora do crime

O Ministério Público de Portugal informou, na segunda-feira (5), que a babá brasileira Lucinete Freitas, de 55 anos, encontrada morta em Lisboa no dia 18 de dezembro, foi assassinada pela patroa.

Segundo as investigações, no dia 5 de dezembro, a mulher, sob o pretexto de levar a vítima para casa, teria a conduzido para um local deserto, onde a agrediu violentamente na cabeça com um bloco de cimento.

Conforme o órgão, a relação entre a patroa e a vítima, que trabalhava como “baby sitter” do filho dela, era marcada por conflitos.

Após confirmar que Lucinete estava morta, a patroa ocultou o corpo colocando entulhos sobre ele, e abandonou-o no local. Ela ainda teria utilizado o celular da vítima, se passando pela mesma, para escrever mensagens onde dizia ter ido para o Algarve, na região sul de Portugal, com uma amiga.

De acordo com o MP, a suspeita, de 43 anos, também de nacionalidade brasileira, foi indiciada pela prática dos crimes de “homicídio qualificado, profanação de cadáver, detenção de arma proibida e falsidade informática”. 

A investigação segue em andamento sob direção do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) do Núcleo da Amadora, com a participação da Polícia Judiciária.

 

*Sob supervisão de Pedro Osorio



Fonte: CNN Brasil

Leia mais

Rolar para cima