O Governo Federal lançou o programa Reforma Casa Brasil, voltado à melhoria de moradias e ampliação do acesso à habitação digna em todo o país. A iniciativa integra o conjunto de ações do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), que continua avançando na entrega e construção de novas unidades habitacionais.
Entre os dias 14 e 21 de outubro, foram iniciadas 135 novas obras, que resultarão em 4.465 novas moradias em diferentes estados. Desse total, 129 projetos estão enquadrados na modalidade Rural, e seis na modalidade Urbana.
Na linha Rural, serão 3.325 novas casas destinadas a famílias que vivem em áreas rurais. Já na modalidade Urbano, voltada às famílias da Faixa 1 — com renda de até R$ 2.850 —, estão previstas 1.140 unidades, viabilizadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
Destaques regionais
Nordeste
Na Bahia, três empreendimentos estão em fase inicial. Em Nova Viçosa, o Residencial Costa do Atlântico III contará com 100 moradias. Em Teixeira de Freitas, estão em construção o Residencial Nova Teixeira II e o Residencial Teixeira I, com 248 unidades cada.
Sudeste
Em Minas Gerais, o município de Contagem deu início à construção do Residencial Buganville, com 144 moradias. No estado de São Paulo, a cidade de São Carlos iniciou as obras do Conjunto Habitacional Santa Felícia II, que contará com 200 unidades.
Sul
No Rio Grande do Sul, o município de Arroio do Meio iniciou as obras do Residencial Morada do Taquari, com 200 moradias.
O programa Reforma Casa Brasil é uma das principais promessas de governo na área habitacional e tem como meta garantir moradia adequada, reduzir o déficit habitacional e fomentar a geração de empregos locais.
De acordo com o Ministério das Cidades, a iniciativa reforça o compromisso do governo federal em promover inclusão social, dignidade e desenvolvimento urbano sustentável, com foco especial nas famílias de baixa renda das zonas rural e urbana.
Fonte.: MT MAIS