9:54 PM
12 de fevereiro de 2026

Governo Lula avalia socorro a Cuba à beira do colapso e sob forte pressão de Trump

Governo Lula avalia socorro a Cuba à beira do colapso e sob forte pressão de Trump

PUBLICIDADE


Foto mostra petroleiro na costa cubana em um mar repleto de pequenos barcos

Crédito, AFP via Getty Images

Legenda da foto, Crise energética em Cuba fez governo mudar horário de bancos e restringir a venda de combustíveis

    • Author, Leandro Prazeres
    • Role, Da BBC News Brasil em Brasília
  • Tempo de leitura: 3 min

O governo brasileiro avalia enviar carregamentos de ajuda humanitária a Cuba em meio ao agravamento da crise energética enfrentada pelo país caribenho depois que os Estados Unidos intensificaram as pressões contra o regime cubano nas últimas semanas.

A reportagem também apurou que uma reunião sobre o assunto foi realizada nesta quinta-feira (12/02), em Brasília, envolvendo a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Uma fonte do governo brasileiro disse à BBC News Brasil em caráter reservado que o Brasil estuda a possibilidade de enviar remédios e alimentos a Cuba, mas que ainda não há uma definição sobre qual o volume dessa ajuda, quando ela será enviada e nem mesmo de que forma essa ela chegaria ao país, uma vez que o governo cubano tem restringido o comércio de combustíveis usados na aviação devido à escassez do produto.

A ajuda humanitária, segundo essa fonte, deverá ser viabilizada pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

De acordo com ela, a interpretação entre integrantes do governo brasileiro é de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer “estrangular” o regime cubano economicamente para forçar uma eventual mudança de regime no país.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima