8:57 PM
8 de janeiro de 2026

Groenlândia: como ‘bullying’ de Trump deixa Europa em pânico e ameaça aliança que protege continente desde 2ª Guerra

Groenlândia: como ‘bullying’ de Trump deixa Europa em pânico e ameaça aliança que protege continente desde 2ª Guerra

PUBLICIDADE


Manifestantes reunidos em frente ao consulado americano na capital da Groenlândia, Nuuk, no dia 15 de março de 2025. "Não estamos à venda", diz o cartaz em inglês.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Manifestantes protestaram em frente ao consulado americano na capital da Groenlândia, Nuuk, em 15 de março de 2025: ‘Não estamos à venda’, diz o cartaz

    • Author, Katya Adler
    • Role, Editora de Europa da BBC News
  • Tempo de leitura: 10 min

A chamada Coalizão dos Dispostos, composta principalmente por líderes europeus, se reuniu na terça-feira (6/1), em Paris, na França, com enviados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A intenção foi tentar fazer novos progressos rumo a um acordo de paz sustentável para a Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, insiste que o plano para pôr fim à guerra com a Rússia está “90% pronto“. Assim, ninguém naquele encontro quis prejudicar a participação americana nas negociações.

Mas, na sala onde se realizava aquela grandiosa reunião em Paris, havia um imenso elefante, do tamanho da Groenlândia.

A Groenlândia é a maior ilha do mundo. Ela tem quase quatro vezes o tamanho do Estado da Bahia, ou seis vezes a área da Alemanha.

A ilha fica no Ártico, mas é um território autônomo da Dinamarca. E Trump insiste que quer a posse do território; que ela é necessária para a segurança nacional dos Estados Unidos.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima