Hospedar-se em um local cercado por arte é o diferencial do Hotel da Bahia by Wish, uma das principais hospedagens de luxo de Salvador. Com mais de 370 obras artísticas distribuídas pelo edifício, é fácil até se esquecer de que se trata de um hotel com 280 apartamentos.
Anteriormente chamado de Wish Hotel, em julho a hospedaria voltou às origens como Hotel da Bahia, primeiro nome do estabelecimento inaugurado em 1952. A arquitetura dos móveis do saguão inclusive é inspirada na época.
O edifício foi tombado e desde 2021 permite que não hóspedes visitem o acervo por meio de visita guiada agendada.
Localizado a metros do largo do Campo Grande, região central da cidade, o Hotel da Bahia tem painéis do artista argentino naturalizado brasileiro Carybé, sendo um deles o maior do Nordeste, com mais de 32 metros de comprimento, retratando cenas e fatos da história do Brasil.
O empreendimento também abriga o maior painel circular modernista do país, ilustrando festas regionais, assinado pelo pintor Genaro de Carvalho. Destaca-se também o acervo exclusivo do fotógrafo francês Pierre Verger.
É possível ainda encontrar trabalhos de Di Cavalcanti, Julio Espinoso, Nádia Taquary, Fernando Duarte, Calasans Neto e Tatti Moreno.
O Hotel da Bahia também tem um espaço para arte contemporânea. Em um dos seus salões, há a exposição “As Quatro Estações”, do pernambucano Lenardo Salvatori de Venatto, em comemoração aos 50 anos de carreira.
No lobby, há um quadro com assinaturas de diversas personalidades que passaram pelo estabelecimento ao longo da história, como Pelé, Michael Jackson, princesa Diana e até o então príncipe Charles, hoje rei da Inglaterra.
O hotel também sedia eventos de todos os tamanhos, com 13 espaços voltados a essa finalidade, com capacidade para até 4.000 pessoas.
Soma-se a todas essas especificidades a comodidade. Há um saguão espaçoso bem arejado, com sofás e poltronas bem distribuídas, e a possibilidade de se sentar em mesas cobertas ou não em um de seus restaurantes. Há ainda uma adega gourmet. À noite, o piano localizado no centro do salão também costuma ser utilizado nos shows de jazz ao vivo.
Momento de expansão
No Centro Histórico de Salvador encontra-se outra hospedagem de luxo de Salvador, o Fera Palace Hotel. O estabelecimento tem sido um símbolo da expansão da hotelaria da cidade e contribuído com a revitalização da região.
A rua Chile, a primeira projetada do país, já foi reconhecida como o principal endereço comercial da elite baiana. Foi nesse contexto que surgiu, em 1934, o Palace Hotel, que já recebeu celebridades, como Carmem Miranda, Grande Otelo e presidentes da República.
A região, no entanto, entrou em decadência uma década depois. Mas desde 2017, após ser adquirido por Antonio Mazzafera e reformado, o lugar tem recuperado seu antigo status.
Com projeto arquitetônico em art déco assinado por Adam Kurdahl, o Fera Palace conta com um rooftop com visão ampla para a baía de Todos-os-Santos.
Ainda na rua Chile, é possível visitar as instalações do futuro Villa Andrea Hotel, que está hospedando até novembro a edição de 2025 do Casas Conceito, uma mostra arquitetônica.
A previsão é que a hospedagem, de dois andares, seja inaugurada no início de 2026. Há cômodos vistos na exposição que não serão modificados quando o hotel abrir as portas.
Grandes reformas não podem ser feitas, pois o local é tombado. Mas isso não é um problema, já que tem como diferencial janelas amplas com visão a uma rua cada vez mais viva a metros do Elevador Lacerda, na Cidade Alta.
Uma opção para estar mais próximo ao mar é o Monte Pascoal Praia Hotel, na Barra. Ele está localizado à frente da avenida Oceânica, o que o torna ideal para quem pensa em visitar a cidade para curtir o Carnaval soteropolitano. A região está no circuito Dodô, no trajeto Barra-Ondina.
Apesar de contar com piscina própria, quem quiser ficar na areia pode contar com serviços do próprio hotel. Os funcionários também atendem hóspedes que estão na praia, do outro lado da avenida.
O local ainda conta com um salão de jogos muito bem equipado, tanto para crianças quanto para adultos, com até mesas de sinuca e de pebolim (ou “totó” como os baianos dizem). Há ainda planos de expansão do hotel, que já adquiriu dois prédios do terreno ao lado.
O repórter viajou a convite da Salvador Destination
Fonte.:Folha de S.Paulo