O novo sistema de verificação de idade do YouTube está sinalizando contas de adultos como menores, por engano, irritando quem passa a enfrentar restrições na plataforma. Uma grande quantidade de reclamações surgiu no Reddit, na quinta-feira (06), como relata o Android Police.
Lançado em julho nos Estados Unidos e entrando em ação a partir de setembro, o mecanismo alimentado por inteligência artificial verifica se o usuário tem pelo menos 18 anos de idade para liberar o acesso a conteúdos destinados a adultos. Mas conforme os relatos na rede social, a tecnologia não tem funcionado adequadamente.
)
Quais são as restrições aplicadas?
Contas de adultos erroneamente sinalizadas pela IA do YouTube como se fossem de menores visualizam mensagens como “Mudamos algumas de suas configurações. Não foi possível verificar se você é um adulto”. A partir daí, uma série de restrições é aplicada ao perfil, impedindo o acesso a vários tipos de conteúdos.
- Além do bloqueio de vídeos proibidos para menores, o streaming passa a exibir apenas anúncios não personalizados para aquela conta;
- Ferramentas de bem-estar digital são habilitadas por padrão, incluindo alertas para pausas e lembretes para dormir;
- Notificações sobre privacidade também ficam ativadas, surgindo ao comentar em vídeos ou fazer uploads;
- Minimização de recomendações de vídeos com conteúdo que pode ser problemático se visto repetidamente e restrição à capacidade de ganhar presentes em lives são algumas das outras proteções aplicadas.
Para quem teve a conta sinalizada incorretamente, é necessário solicitar a revisão da verificação, como aponta o YouTube nas mensagens. Neste caso, o usuário precisa comprovar que tem mais de 18 anos, fornecendo dados pessoais e de um cartão de crédito, enviando a foto de um documento oficial ou tirando uma selfie.
Depois disso, é preciso aguardar a análise feita pelo streaming do Google para a retirada das restrições. Outra alternativa para continuar assistindo aos conteúdos sem compartilhar informações e fotos é criar uma nova conta na plataforma.
Já enfrentou algum problema do tipo no YouTube ou outra plataforma? Conta pra gente, comentando nas redes sociais do TecMundo.
Fonte.: TecMundo


