“A IA é como um projeto nuclear. Um novo ‘clube nuclear’ está surgindo globalmente, onde ou você tem seu próprio modelo nacional de linguagem grande (LLM) ou não tem”, disse Vedyakhin em uma entrevista no evento anual AI Journey da Rússia.
A Rússia precisa ter pelo menos dois ou três modelos originais de IA, e não “modelos estrangeiros retreinados”, para uso em áreas sensíveis, como serviços públicos online, saúde e educação, disse ele.
“É impossível fazer upload de informações confidenciais em um modelo estrangeiro. Isso é simplesmente proibido. Fazer isso levaria a consequências muito desagradáveis”, disse Vedyakhin.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse na semana passada que os modelos de IA desenvolvidos internamente são vitais para preservar a soberania russa. O Sberbank e a empresa de tecnologia Yandex estão liderando os esforços para alcançar rivais norte-americanos e chineses.
Vedyakhin disse que a Rússia teria dificuldades para se equiparar aos líderes em computação, especialmente devido às sanções ocidentais que limitam o acesso à tecnologia, e a lacuna provavelmente aumentará.
FECHAMENTO DO CLUBE DE IA
Fonte.:UOL Tecnologia.:


