Com novos destinos no Nordeste brasileiro, a companhia aérea espanhola Iberia vai aumentar em 25% o número de assentos disponibilizados em voos para o Brasil no primeiro semestre de 2026, na comparação com o mesmo período de 2025. No total, a empresa vai alcançar o patamar de 365 mil lugares nos primeiros seis meses do ano que vem.
O anúncio, feito nesta quinta-feira (6), faz parte da estratégia de crescimento da companhia no Brasil. Anteriormente, a Iberia havia anunciado a inauguração de duas rotas que vão ligar Madri a Recife e Fortaleza.
O trajeto para Recife terá início em 13 de dezembro, com três frequências semanais. Já a rota para Fortaleza será inaugurada em 19 de janeiro, também com três voos por semana.
Para esses destinos, a Iberia utilizará o A321XLR, da Airbus, que tem alcance de até 4.700 milhas náuticas (cerca de 8.700 km) e capacidade máxima para 244 passageiros. A aeronave é a nova aposta da fabricante europeia para operações ponto a ponto, sem escalas.
Ramiro Sequeira, diretor de operações da Iberia, disse em entrevista a jornalistas que o avião traz a oportunidade de expandir o mercado no futuro. Questionado pela Folha sobre o interesse da empresa de levar a operação a outras cidades brasileiras, o executivo disse que a companhia está avaliando a possibilidade, mas ainda não está certo, segundo ele.
Por enquanto, a Iberia irá monitorar o desempenho das novas duas rotas no Brasil.
Além dos destinos para Recife e Fortaleza, a empresa manterá as rotas para São Paulo e Rio de Janeiro. O trajeto para Guarulhos continuará com 221 mil lugares no primeiro semestre, com dois voos diários. Para o Rio, a oferta será de pouco mais de 70 mil assentos, com cinco voos semanais.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Hoje, os brasileiros são também o principal público no programa Stopover Hola Madrid. Nele, o passageiro pode estender o tempo de escala na Espanha por até nove noites sem pagar a mais pela passagem.
De acordo com a Iberia, 20% dos viajantes que escolhem essa tarifa vêm do Brasil. Logo atrás estão os argentinos, que representam pouco menos de 11% desse público.
A Iberia voa para o Brasil desde julho de 1950. Atualmente, a empresa transporta 12 mil pessoas entre o Brasil e a Europa, e 1.300 passageiros por dia apenas entre São Paulo e Madri.
Fonte.:Folha de S.Paulo


