5:36 PM
10 de dezembro de 2025

Impeachment de ministros do STF: Gilmar Mendes recua e permite que qualquer cidadão faça pedido ao Senado

Impeachment de ministros do STF: Gilmar Mendes recua e permite que qualquer cidadão faça pedido ao Senado

PUBLICIDADE


Gilmar Mendes.

Crédito, EVARISTO SA/AFP via Getty Images

Legenda da foto, Ministro suspendeu a própria decisão, que restringia pedidos de impeachment a magistrados da Corte

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu parcialmente nesta quarta-feira (10/12) sua própria liminar que alterava a Lei do Impeachment em pontos que dizem respeito a ministros do Supremo.

A decisão foi tomada após pedido do Senado, enviado ao ministro nesta quarta, solicitando que ele suspendesse a decisão ao menos até que o Congresso vote uma nova Lei do Impeachment (PL 1388/2023), de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que não caminhava desde 2023.

Gilmar Mendes suspendeu dois pontos da decisão original, que atribuíram exclusivamente à Procuradoria-Geral da República (PGR) a competência para apresentar denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF.

Os demais trechos alterados pela liminar, referentes ao quórum necessário para abrir o processo e aos motivos que levam a isso, permanecem em vigor.

Na decisão, o ministro ressalta o avanço no Senado da proposta de atualizar a legislação que rege o processo de impeachment de autoridades, que incorpora elementos da liminar.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima