6:26 PM
3 de fevereiro de 2026

Inteligência artificial: ‘Empresas do setor não têm plano de negócios nem substância real para sustentar seu valor’

Inteligência artificial: ‘Empresas do setor não têm plano de negócios nem substância real para sustentar seu valor’

PUBLICIDADE


Karen Hao, fotografada por Shoko Takayasu.

Crédito, Gentileza / Foto de Shoko Takayasu

Legenda da foto, Karen Hao é uma jornalista premiada, especializada em tecnologia

    • Author, José Carlos Cueto
    • Role, BBC News Mundo
  • Tempo de leitura: 9 min

A jornalista americana Karen Hao se considera otimista em relação à inteligência artificial (IA), mesmo acreditando que as empresas responsáveis pelo seu desenvolvimento se apropriam de recursos alheios, inflam o valor de suas ações e vendem narrativas enganosas.

“Se eu não fosse otimista, não pesquisaria nem criticaria essas companhias”, afirma ela. “Acredito que o mundo pode ser melhor.”

A jornalista é especializada em empresas de tecnologia. Hao trabalhou para o The Wall Street Journal e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), onde também estudou e conheceu alguns dos desenvolvedores mais prolíficos de companhias de IA.

Seu recente livro Empire of AI (“O império da IA”, em tradução livre, aguardando lançamento em português) conta como práticas consideradas por ela imperialistas e preocupantes se escondem por trás das figuras que desenvolvem esta tecnologia.

Hao ganhou vários prêmios com suas investigações e seu livro é um sucesso de vendas, segundo o jornal The New York Times.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima