9:26 PM
24 de abril de 2025

Intoxicação por ‘maconha sintética’ aumenta em São Paulo – 09/04/2025 – Mônica Bergamo

Intoxicação por ‘maconha sintética’ aumenta em São Paulo – 09/04/2025 – Mônica Bergamo

PUBLICIDADE


Os casos de intoxicação por uso de canabinoides sintéticos, como “K9” e “Spice”, também conhecidos como “maconha sintética”, foram multiplicados por mil na cidade de São Paulo em apenas quatro anos.

RISCO

Sintetizadas em laboratório, as drogas podem ser até cem vezes mais potentes do que a maconha, e são consideradas extremamente perigosas.

RISCO 2

Em 2021, os médicos notificaram apenas 25 casos para as autoridades de Saúde do estado. Em 2022, elas saltaram para 99. Nos dois anos seguintes, houve uma explosão: foram 1.099 casos em 2023, e 1.098 casos no ano passado.

RISCO 3

Os números são de um estudo divulgado no Boletim Epidemiológico Paulista (Bepa), publicação técnico-científica da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde. Eles são coletados por meio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) do município.

RISCO 4

Há dois anos, quando os casos explodiram, 26% envolviam pacientes de 15 a 19 anos, e 60%, de pessoas com idades entre 20 e 39 anos.

RISCO 5

Em 2024, houve queda no número de pessoas mais jovens intoxicadas (19% estavam na faixa entre 15 e 19 anos).

RISCO 6

O uso de canabinoides sintéticos é predominante entre os homens, que representaram 80% dos intoxicados.

RISCO 7

O estudo tem também dados sobre a etnia: 50% das notificações, nos dois anos, se referiam a pessoas que se declaram pardas, 26% a brancos e 18% a pretos.

PELO PAÍS

O estudo afirma que é possível concluir que “houve um crescimento do consumo de canabinoides sintéticos nos últimos anos e que a proporção dessas drogas sobre as demais também está em ascensão no Brasil”. Seu uso, segue a conclusão, tem “picos principalmente em períodos pós-festas e quedas em períodos de férias escolares”.

ASSINATURA

O levantamento é assinado pelos pesquisadores Shayna Aguiar Santana, Artur Almeida Lima , Felipe Silva Leal Barbosa, Fernanda Mata Bitencourt da Silva e Matheus Santos Marques, da Faculdade Santo Agostinho, em Vitória da Conquista (BA).

TABLADO

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a sua mulher, a advogada Viviane Barci de Moraes, marcaram presença na estreia para convidados do musical “Território do Amor”, no fim de semana passado, em São Paulo. O espetáculo tem texto do escritor Gabriel Chalita. O médico Carlos Tucci e a advogada Luciana Temer e Déa Lúcia, mãe do humorista Paulo Gustavo, prestigiaram o evento, realizado no Teatro Sérgio Cardoso.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima