3:37 PM
7 de outubro de 2025

Intoxicação por metanol: quais são os antídotos e como custo interfere nisso

Intoxicação por metanol: quais são os antídotos e como custo interfere nisso

PUBLICIDADE


Copos de álcool

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Autoridades investigam se origem das intoxicações pode ser bebidas adulteradas

    • Author, Daniel Gallas
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres

As autoridades brasileiras temem que possa haver um aumento no número de casos de pessoas intoxicadas por metanol devido ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas com a substância — que pode provocar mortes e danos irreversíveis, como cegueira.

Nos últimos dias, foram registrados em São Paulo e em Pernambuco mais de 40 casos possivelmente relacionados ao problema. Uma morte em São Paulo foi confirmada como relacionada à intoxicação. Outras sete mortes — cinco em São Paulo e outras duas em Pernambuco — ainda estão sendo investigadas.

As autoridades temem que esses números podem aumentar, já que ainda não está clara a origem do problema e a quantidade de pessoas que possivelmente também ingeriram metanol. Existe a suspeita de que bebidas alcoólicas foram adulteradas com metanol, já que muitos dos casos relatados são de pessoas que beberam em bares. As autoridades também trabalham com a hipótese de algum problema de contaminação no envase de garrafas.

O ministério da Saúde alerta que as pessoas devem procurar um centro de saúde imediatamente se, de 12 horas a 24 horas após o consumo de bebida alcoólica, apresentarem sintomas como embriaguez persistente, desconforto gástrico e alteração visual.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima