5:17 PM
22 de fevereiro de 2026

Israel aprova medidas na Cisjordânia vistas como anexação de fato: ‘Seguiremos destruindo a ideia de um Estado palestino’

Israel aprova medidas na Cisjordânia vistas como anexação de fato: ‘Seguiremos destruindo a ideia de um Estado palestino’

PUBLICIDADE


Novo posto avançado de assentamento israelense perto da cidade palestina de Shuqba, na Cisjordânia ocupada (9/2/26)

Crédito, Reuters

Legenda da foto, As medidas facilitariam a apropriação de terras palestinas por colonos judeus

    • Author, Yolande Knell
    • Role, Correspondente no Oriente Médio, BBC News
    • Reporting from, Jerusalém
  • Tempo de leitura: 6 min

Palestinos, países árabes, grupos israelenses contrários à ocupação e o Reino Unido condenaram as novas medidas aprovadas pelo gabinete de segurança de Israel para a Cisjordânia ocupada, afirmando que elas equivalem a uma anexação de fato.

O ministro das Finanças de Israel, Bezalel Smotrich, integrante da ala de direita radical do governo, anunciou as iniciativas, que facilitariam a apropriação de terras palestinas por colonos judeus. “Continuaremos a matar a ideia de um Estado palestino”, disse Smotrich.

Todos os assentamentos são considerados ilegais pelo direito internacional.

As medidas — que devem ser ratificadas pelo principal comandante militar de Israel para a Cisjordânia — visam ampliar o controle israelense sobre o território em áreas como direito de propriedade, planejamento urbano, concessão de licenças e fiscalização.

O anúncio ocorreu em 8 de fevereiro, três dias antes da reunião entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizada em Washington.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima