12:30 PM
7 de outubro de 2025

Israel: por que uma família se mudou para o país e outra foi embora após os ataques de 7 de outubro?

Israel: por que uma família se mudou para o país e outra foi embora após os ataques de 7 de outubro?

PUBLICIDADE


Um homem com barba por fazer e camiseta branca está ao lado de uma mulher de blusa bege sem mangas. Ela tem cabelo castanho na altura dos ombros e segura uma criança pequena no colo. A mulher aponta para algo fora do enquadramento. Eles estão em uma rua, com prédios altos e modernos ao fundo.
Legenda da foto, Nofar e Eyal Avidan dizem que estão se mudando para o Canadá porque “querem algo diferente” para a família

    • Author, Reda El Mawy e Michael Shuval
    • Role, Da BBC News Arabic

Para uma família israelense, os ataques de 7 de outubro de 2023 liderados pelo Hamas — e a guerra em Gaza que se seguiu — foram o ponto de virada na decisão de deixar o país. Para outra família judia que vivia no exterior, esses mesmos eventos, somados ao aumento do antissemitismo, reforçaram o desejo de se mudar para Israel.

No apartamento de 15º andar de Nofar e Eyal Avidan, em Ramla, no centro de Israel, uma empresa de mudanças embala os pertences do casal em grandes caixas de papelão. As etiquetas de envio indicam o destino: “Ottawa, Canadá”.

“Sem arrependimentos”, diz Nofar enquanto alimenta a filha Shina, de sete meses. Ela usa o termo relocating (“realocação”), expressão comum entre judeus que deixam Israel e que sugere a possibilidade de retorno. A palavra “deixar” carrega um peso simbólico maior, podendo soar como se estivessem virando as costas para a própria terra natal.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima