4:23 PM
16 de julho de 2025

Item pessoal agora tem tamanho padrão em companhias aéreas da Europa

Item pessoal agora tem tamanho padrão em companhias aéreas da Europa

PUBLICIDADE



Enquanto avança a proposta que proíbe a cobrança por bagagem de mão na União Europeia, uma outra mudança importante já começou a valer. Companhias da associação Airlines for Europe (A4E) começaram a adotar um padrão único para os chamados “itens pessoais”, que vão sob o assento. Mochilas, bolsas e volumes pequenos deverão ter no máximo 40x30x15 cm. As empresas associadas têm até o fim do verão europeu (22 de setembro) para implementar a nova regra.

Até então, cada empresa podia determinar suas próprias medidas para esse tipo de bagagem, o que confundia passageiros. Agora, com a uniformização, a expectativa é que haja mais clareza e previsibilidade nas viagens de avião pelo continente.

A nova medida atende a um pedido da Comissão de Transportes e Turismo da União Europeia e segue uma determinação do Tribunal de Justiça do bloco, que considerou ilegal cobrar por itens pessoais que possam ser levados com segurança e razoabilidade na cabine.

Companhias afetadas

A mudança deve ser aplicada por várias companhias aéreas filiadas à A4E, como a Aegean, Air Baltic, Air France, Austrian Airlines, British Airways, Brussels Airlines, Easyjet, Finnair, Iberia, Icelandair, ITA Airways, Jet2, KLM, Lufthansa, Norwegian, Swiss, Smartwings, Sunclass Airlines, Ryanair, TAP, TUI,  Volotea e Vueling.

Vale lembrar que essa padronização diz respeito apenas ao item pessoal gratuito. As regras sobre bagagens de mão maiores e volumes despachados continuam sendo determinadas por cada empresa aérea.

Continua após a publicidade

Proibição de cobrança por bagagem de mão

A mudança acontece em meio a um debate maior sobre os direitos dos passageiros. Em junho, a Comissão de Transportes e Turismo da União Europeia aprovou uma proposta que proíbe a cobrança por bagagem de mão de até 7 kg e dimensões totais de até 100cm. Se aprovada pelos países membros da UE, a medida obrigará as companhias a aceitar esse volume sem custos adicionais, além do item que vai sob o assento.

A proposta ainda precisa passar pela aprovação de ao menos 55% dos países do bloco e enfrenta oposição de alguns governos e de companhias aéreas, especialmente as de baixo custo. Mesmo assim, o projeto sinaliza um avanço importante na direção de regras mais claras e padronizadas para voar na Europa. Veja mais sobre a medida.

Saiba mais sobre a diferença entre item pessoal e bagagem de mão

Continua após a publicidade

 

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima