
O senador por Mato Grosso, Jayme Campos (União Brasil), criticou duramente a viagem internacional do prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), que participa de agendas em Dubai, Xangai e Emirados Árabes, em busca de parcerias e investimentos para a capital. Segundo Jayme, o chefe do Executivo cuiabano deveria se concentrar em resolver os problemas da cidade, especialmente nas áreas da saúde e educação.
Em entrevista à imprensa nesta terça-feira (28), o senador afirmou que os dez meses do liberal na administração de Cuiabá, por se demonstrar preocupado com políticas eleitorais, do que públicas.
“Abilio tem que se preocupar com a gestão dele aqui em Cuiabá, que é um fiasco. Infelizmente, até agora não provou para que veio. Eu espero que ele passe a sentar na cadeira dele e procurar minimizar o sofrimento do povo cuiabano”, disparou o senador.
Jayme ironizou a justificativa do prefeito de que a viagem tem o objetivo de buscar financiamentos internacionais para obras de mobilidade urbana. “Na saúde, até agora, piorou. Na educação, quer privatizar. E agora foi buscar dinheiro em Dubai? Muito fácil liberar dinheiro lá. Você imagina ele pegar dinheiro em Dubai. Foi passear, vamos fazer assim”, disse.
Em tom de deboche, o senador ainda afirmou que Abilio estaria “perdido como cachorro caído da mudança”.
“Abilio fala uma coisa de manhã, outra de tarde. Tenho pena dele. Vamos tentar salvar Cuiabá dessa gestão que ele tem. Está perdido como cachorro que caiu da mudança”, completou Jayme.
A missão internacional
Em 16 de outubro, Abilio anunciou que iria apresentar projetos para a construção de seis viadutos e pavimentação de diversos bairros durante o evento promovido pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. O encontro reunirá apenas 15 prefeitos brasileiros e busca promover parcerias para o desenvolvimento urbano sustentável.
Segundo o prefeito, a missão tem o objetivo de atrair linhas de crédito internacionais com juros mais baixos que os praticados no Brasil, voltadas a projetos de mobilidade e infraestrutura.
“Cuiabá tem um grande potencial de crescimento e precisa de infraestrutura para acompanhar esse avanço. Vamos apresentar projetos para a construção de seis viadutos e pavimentação de diversos bairros. Os Emirados têm linhas de crédito com juros bem menores, e vamos buscar essas oportunidades para investir na cidade”, afirmou Abilio.
A comitiva cuiabana conta com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, representantes da iniciativa privada e dois vereadores. As agendas oficiais se estendem também à China, nas cidades de Xangai e Beijing, onde o grupo pretende fortalecer parcerias voltadas à mobilidade e sustentabilidade urbana.
Fonte Jornal de Mato Grosso


