11:43 AM
17 de fevereiro de 2026

Jejum intermitente pode ter pouco impacto na perda de peso, aponta estudo: ‘Evidências não justificam entusiasmo que vemos nas redes’

Jejum intermitente pode ter pouco impacto na perda de peso, aponta estudo: ‘Evidências não justificam entusiasmo que vemos nas redes’

PUBLICIDADE


Uma pessoa corta uma abobrinha sobre uma tábua de madeira

Crédito, Getty Images

    • Author, Philippa Roxby
    • Role, Repórter de saúde da BBC
  • Tempo de leitura: 4 min

Um estudo amplo que analisou os resultados de diversas pesquisas apontou que o jejum intermitente pode não ter os efeitos esperados por pessoas com sobrepeso ou obesidade que adotam a prática com o objetivo de emagrecer.

O jejum intermitente é uma abordagem relativamente nova para perder peso e ganhou popularidade nos últimos anos. Ela pode se apresentar de diferentes formas: com alimentação apenas durante um período determinado a cada dia, com jejum em determinados dias da semana ou alternância entre dias de alimentação normal e dias de alimentação bastante reduzida.

Um exemplo é a “dieta 5:2”, que prevê a redução significativa da ingestão calórica em dois dias não consecutivos durante a semana.

A análise se debruçou sobre os dados de 22 estudos já publicados, com quase 2.000 participantes ao todo, conduzidos com o objetivo de verificar se o jejum intermitente de curto prazo (durante um período de até 12 meses) era mais eficaz para ajudar adultos a perder peso do que as recomendações padrão sobre dieta e alimentação saudável ou a ausência de qualquer recomendação.

A principal conclusão foi de que o jejum intermitente “pode ​​fazer pouca ou nenhuma diferença na perda de peso e na qualidade de vida” quando comparado à conduta focada nas orientações tradicionais sobre dietas, com recomendações, por exemplo, para reduzir a ingestão de calorias e adotar uma alimentação mais saudável.



Fonte.:BBC NEWS BRASIL

Leia mais

Rolar para cima