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12 de junho de 2025

Jornalistas estrangeiros participam de presstrip para divulgar o turismo na região pantaneira | ASN Mato Grosso

Jornalistas estrangeiros participam de presstrip para divulgar o turismo na região pantaneira | ASN Mato Grosso

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Um roteiro turístico de três dias pela Transpantaneira levou dez jornalistas do Chile e de Portugal a conhecer as belezas e os recursos naturais do Pantanal mato-grossense. A viagem foi organizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT) e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT).

Jornalistas realizaram um passeio pelos rios São Lourenço e Piquiri para observarem as onças-pintadas

A presstrip começou em 6 de maio, logo após a abertura da FIT Pantanal. O grupo percorreu os 142 km da rodovia com o objetivo de observar as onças-pintadas nos rios São Lourenço e Piquiri, no Hotel Santa Rosa. A programação incluiu passeio de canoa, trilha ecológica e safári na Pousada Aymara Lodge, além de passeio a cavalo e observação de aves na torre da Pousada Piuval.

Dados da Sedec-MT indicam que o turismo estrangeiro no estado cresceu 19% em 2025, contabilizando 260.391 visitantes, dos quais 54,2% viajaram a lazer. A maioria desses turistas veio dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido.

O analista técnico do Sebrae/MT, Alberto Santana, que acompanhou a presstrip, ressalta que, diante da demanda crescente, é necessário ampliar a divulgação das atrações do Pantanal para outros países, como Chile e Portugal.

“Portugal tem se destacado como um dos principais emissores de turistas para o Mato Grosso. Estudos mostram que esse público se interessa por ecoturismo e turismo cultural, características marcantes da nossa região. Para um resultado mais expressivo, convidamos TVs, jornais e revistas portuguesas de grande alcance. Também contamos com a presença da Mega TV Chile, que tem ampla audiência no país e representa um potencial emissor de turistas para o nosso estado”, afirma.

Os três dias de expedição incluíram a realização de atividades de contemplação às belezas naturais da região pantaneira

Para a jornalista Andréia Luís, da CNN Portugal, a experiência da viagem foi transformadora, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ela garante que vai transmitir essa vivência aos telespectadores europeus. “Descobri muitas coisas que nem imaginava que existiam no Pantanal. Essa natureza selvagem é muito valiosa e tivemos a oportunidade de presenciá-la em seu estado mais puro. Tenho certeza de que o turista português que nos acompanha vai se sentir motivado a ter a mesma experiência”, comenta.

O jornalista chileno Paul Follart, da Mega TV, acredita que a iniciativa do Sebrae/MT e da Embratur tem grande potencial para atrair turistas de diversas regiões ao Pantanal. “Nós, chilenos, conhecemos o Brasil principalmente por cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, mas pouco sabemos sobre o Pantanal. Estar aqui me fez ver a riqueza da fauna e flora, com belezas exóticas que não são comuns para quem vive no Chile. Destaco a recepção calorosa que recebemos e que é algo essencial para o turista chileno”, observa.

Movimentação na economia

Além das belezas naturais, os jornalistas estrangeiros tiveram contato com a cultura local por meio da apresentação do grupo “Trio Pantaneiro”

Segundo dados do Sebrae/MT, o turismo no Pantanal vem se desenvolvendo a cada ano. O setor impulsiona a economia local: desde 2015, cerca de 600 empresas são abertas anualmente na região.

Para o empresário Giuliano Bernardon, da Pousada Aymara Lodge, ações como as presstrips promovidas em parceria com o Sebrae/MT têm impacto positivo na economia regional. “Temos observado resultados positivos. Diversas presstrips já foram realizadas e ajudaram a divulgar nossa pousada para turistas internacionais. Muitos visitantes dizem ter nos conhecido por meio dessas iniciativas. Sem dúvida, elas têm trazido visibilidade tanto para nosso empreendimento quanto para o Pantanal mato-grossense como destino turístico”, destaca.



Fonte Agencia Sebrae

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