3:22 PM
6 de outubro de 2025

Kettlebell: para que serve e como usar esse peso na academia

Kettlebell: para que serve e como usar esse peso na academia

PUBLICIDADE



O kettlebell é um dos tipos de pesos básicos numa academia, e que também podem ser adquiridos para o seu próprio “arsenal” caseiro de equipamentos de musculação, como um complemento aos halteres.

Em relação aos halteres, também conhecidos como dumbbells em inglês, a diferença do kettlebell está no deslocamento do centro de gravidade: o kettlebell lembra um sino, com uma alça sobre o peso, enquanto os halteres têm o peso igualmente distribuído em duas extremidades, separados por uma barra central.

Entenda melhor esse equipamento e como ele pode entrar na sua rotina de treinos.

+Leia também: Como escolher aparelhos para fazer exercícios físicos em casa

Para que serve o kettlebell?

O kettlebell é uma opção a mais para a musculação. Vários exercícios são muito versáteis e podem ser adaptados tanto para halteres quanto para kettlebell, mas, devido ao deslocamento do peso, eles acabam recrutando os músculos de maneira distinta.

Os halteres costumam ser um pouco mais fáceis de manusear por iniciantes, favorecendo exercícios que buscam isolar determinados grupos musculares.

Continua após a publicidade

O kettlebell, por outro lado, acaba contribuindo para movimentos contínuos e de balanço, gerando uma explosão que acaba tendo um engajamento cardiovascular mais nítido do que o treino com dumbbells. Além do condicionamento dos músculos, ele pode ser uma alternativa para quem não gosta muito de atividades aeróbicas sem pesos.

Exercícios para kettlebells

Se você estiver começando com os kettlebells, a melhor maneira de aprender a lidar com esse peso distribuído de uma maneira diferente em relação aos halteres é começar sem movimentos bruscos, e ir fazendo uma transição gradual para técnicas mais exigentes.

Um dos exercícios recomendados para começar é a “caminhada do fazendeiro”, que tem esse nome por lembrar uma pessoa carregando baldes cheios de leite: um kettlebell em cada mão (o peso pode variar conforme suas habilidades), enquanto você caminha de um lado para o outro, com os braços estendidos e os ombros para trás, além das costas eretas.

Continua após a publicidade

@patdamiano_

Master The Kettlebell Swing in 5 Steps #kettlebell

♬ original sound – Pat Damiano

Posteriormente, dá para partir para o kettlebell swing: segure o peso com as duas mãos e os braços estendidos diante do corpo. Com as pernas levemente abertas, balance o kettlebell entre elas, enquanto flexiona os joelhos. No movimento contínuo, quando o peso for trazido para a frente, fique novamente com a coluna reta e eleve o kettlebell (sempre com os braços estendidos) até a altura do peito.

Conforme for evoluindo, conte sempre com apoio de um profissional para evitar lesões, já que os treinos com kettlebell costumam envolver mais movimento. Caso queira avançar aos poucos, dá para adaptar técnicas mais isoladas, tipicamente feitas com halteres, como treinos de bíceps, de tríceps e elevações laterais, entre outros.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:





Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima