9:57 AM
13 de setembro de 2025

Leite dourado: saiba se o golden milk é mesmo uma boa pedida para a sua saúde

Leite dourado: saiba se o golden milk é mesmo uma boa pedida para a sua saúde

PUBLICIDADE



Com um nome chamativo que promete muito, o leite dourado ou golden milk tem se tornado um queridinho de quem busca adicionar mais saúde à mesa. Trata-se de uma mistura de leite, é claro, com cúrcuma, a especiaria responsável por dar a coloração amarelada à bebida.

A ideia é adicionar doses extras de antioxidantes aos benefícios já encontrados no próprio leite, somando as vantagens dos dois ingredientes, e encontrando uma maneira fácil de consumir a cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) no dia a dia.

Benefícios do leite dourado

Por si só, o leite é uma ótima pedida para a saúde por conter nutrientes como cálcio, potássio, proteínas e vitamina D. Combinados, eles favorecem o bom funcionamento do organismo e a formação de massa muscular e óssea, fortalecendo o sistema imune, prevenindo casos de osteoporose, e também dando uma forcinha na regulação da pressão arterial.

A cúrcuma, por sua vez, é um ingrediente com alto potencial antioxidante e anti-inflamatório, contribuindo para ajudar o corpo a combater os radicais livres e suas doenças associadas, e na redução de dores. A curcumina, um dos compostos encontrados nessa especiaria, também é estudada por benefícios no humor, na memória e na função neurológica de modo geral.

Não é que o leite dourado ofereça uma solução mágica para problemas ou substitua algum tratamento que você já faz: trata-se de uma maneira de colocar um copo de saúde no seu dia a dia, somando benefícios de dois ingredientes com vantagens consolidadas e bem estudadas pela ciência.

Continua após a publicidade

+Leia também: Ação anti-inflamatória da cúrcuma beneficia intestino e cérebro, aponta estudo

Como fazer

Não há uma medida consolidada para preparar o leite dourado, e as receitas costumam ser muito influenciadas pelo gosto pessoal. Via de regra, a indicação é que se utilize uma colher de chá de cúrcuma em pó para cada copo (de 200 ml) de leite.

Para adicionar sabor, também há quem goste de colocar um pouco de canela e gengibre na mistura, em quantidades menores do que a cúrcuma.

Cuidados no consumo

Apesar dos benefícios, todo alimento diferente requer certos cuidados quando você insere no dia a dia. Caso você não tenha o hábito de usar a cúrcuma e sinta qualquer reação adversa, suspenda o uso imediatamente e, de preferência, busque orientação médica. Pode ser uma sensibilidade ou alergia que você desconhecia.

Continua após a publicidade

Quanto ao leite, é sempre bom se certificar que se trata de um produto devidamente pasteurizado, já que o leite cru abre margem para contaminações que podem levar a complicações sérias de saúde.

Pessoas com algum tipo de restrição alimentar ou em dietas veganas podem substituir o líquido por leite vegetal. Nesse caso, porém, é importante observar que nem todos os benefícios associados ao produto vindo da vaca podem estar presentes. Confira um guia completo dos leites vegetais com características nutricionais mais similares à versão animal.

Compartilhe essa matéria via:



Fonte.:Saúde Abril

Leia mais

Rolar para cima