A COP30 terá 60% do sucesso que seria o ideal. O principal objetivo, que é a contribuição monetária mundial para manter as prevenções climáticas, não alcançará o efeito desejado.
José Alberto Corrêa (Guariba, SP)
Não haverá mudanças. Essas conferências são recheadas de conversas e discursos bonitos, mas os países não saem com nada concreto. Reunião para acertar a próxima reunião.
Alcione Ayres (Recife, PE)
O evento deveria tratar de questões ambientais e do agronegócio. Porém, mais uma vez, a edição vai falar de energia, assunto para o Norte Global resolver. A COP de Belém deveria focar em assuntos do Sul Global, como financiamentos para pesquisa e tecnologias que diminuam os efeitos da agropecuária extensiva.
Elizabeth Matias (São Paulo, SP)
Impossível não haver avanços. O Brasil está mostrando que a política de enfrentamento ao garimpo e ao desmatamento dá resultados. Precisamos garantir o financiamento da crise pelos países mais ricos, exigir sustentabilidade do agronegócio e, principalmente, diminuir o uso do carvão e petróleo, o mais difícil.
Adriana Mattoso (Paraty, RJ)
Não, pois a transição energética é cara e nenhum governo está realmente interessado, inclusive o brasileiro com sua ideia de exploração de petróleo na Amazônia pela Petrobrás.
Stela do Nascimento (Guapimirim, RJ)
Sim, mas de forma muitíssimo branda, pois o que frearia a crise climática seria uma mudança do modelo de consumo e produção que não se baseie só no lucro e na exploração da Terra.
David Ferreira (Teresina, PI)
Não. Temos vários líderes mundiais preocupados com o meio ambiente, mas na prática estão vindo em seus voos privados, hospedando-se em iates de luxo e mais preocupados em posar bem na foto. Deve haver políticas que promovam um equilíbrio com o interesse da população, como o exemplo da Vale, que explora e mesmo assim realiza um trabalho de preservação.
Igor Alves souza (Salgueiro, PE)
Não haverá avanços porque a crise climática não existe. O problema tem mais relação com questões de pobreza, saneamento, fome e segurança, ou seja, estreitamente ligados à melhoria da qualidade de vida e do crescimento humano.
Marcelo Sanches (Bauru,SP)
Não creio em mudanças, pois a maioria dos países não cumpriram suas metas assumidas no Acordo de Paris.
Francisco Garcia (São Paulo, SP)
Energia Limpa
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre transição energética
Fonte.:Folha de S.Paulo


