6:08 PM
5 de outubro de 2025

Leitores opinam sobre como será reunião entre Lula e Trump – 30/09/2025 – Painel do Leitor

Leitores opinam sobre como será reunião entre Lula e Trump – 30/09/2025 – Painel do Leitor

PUBLICIDADE


Expectativa do encontro

Lula jamais se deixará ser humilhado em reunião com Trump, diz Celso Amorim” (Mundo, 29/9). Lula tem jogo de cintura suficiente para transformar o Tio Sam em Tio Samba.

Silvia Chiabai (São Paulo, SP)

O mundo mudou. Está muito diferente de cálculos e interesses geopolíticos. Fazer bullying interessa mais a Trump do que fechar acordos. Quem está cego não entende que agora é cada um por si. O Brasil precisa dos Gripen mais do que nunca.

Alexandre F. J. Matos (Niterói, RJ)

‘Treinar guerras’

Trump convoca generais e exige lealdade ideológica; veja vídeo” (Mundo, 30/9). Este amor da extrema direita com os quartéis é nojento.

Josefina A. Martins (São José dos Campos, SP)

E agora, será que este periódico também chamará os EUA de ditadura? Perseguição a minorias, cerceamento dos meios de comunicação, protecionismo econômico, interferência em universidades, museus, esportes, bancos… A lista de ações é grande…

Sônia Meneses (Crato, CE)

As máscaras vão caindo e o fascismo mostra seu rosto. A decadência do império dos EUA é grave. Nem a pseudodemocracia fingida por décadas, controlada pelos donos do poder econômico, está presente hoje. O horror e a tragédia se desvelam sobre um pais de mais de 300 milhões de habitantes, que, atordoados ou alienados, não sabem para onde vão. Devemos lutar para que esse trágico cenário não se reproduza aqui no Brasil.

Gustavo A. S. Romero (Brasília, DF)

Generais gordos, palavra-N; veja frases de reunião de Trump e chefe do Pentágono com cúpula militar” (Mundo, 30/9). Os EUA parecem ter que viver essa experiência para voltar a valorizar sua nação democrática. Escolheram o perigo para governar.

Maria Lúcia Bergami (Lins, SP)

A direita não disse que viraríamos uma Venezuela? Pois os MAGA e seus seguidores estão fazendo dos EUA uma enorme Venezuela.

Samuel Fagundes (São Paulo, SP)

Mortes por metanol

Sobe para 5 número de mortes por intoxicação com metanol em SP, afirma secretário da Saúde” (Saúde, 30/9). Parem de beber que os bares dão um jeito rapidinho de resolver o problema e apontar os culpados. Ninguém precisa beber para viver. Muito pelo contrário.

Thais Fernandes (Brasília, DF)

Problema difícil! Terão que começar do zero, pois não havia sequer controle e fiscalização estruturados.

Flávia Sá (Brasília, DF)

(“Vigilância Sanitária fecha bar Ministrão, nos Jardins, por caso de intoxicação por metanol“, Cotidiano, 30/9). Os bares estão comprando produtos sem procedência? Isso é muito grave.

Sidnei Esbizera (Belo Horizonte, MG)

A vigilância só funciona quando os casos têm repercussão. Todo mundo sabe que bares de balada têm muita bebida falsa e ninguém faz nada. Além de bebidas falsas, esses locais vendem álcool para menores de idade sem a menor cerimônia. Cadê a polícia e vigilância? Isso aqui é Brasil, o que se parece mais como um bordel.

Pedro Teixeira (São Paulo, SP)

Acidente

“Criança sobrevive por dias ao lado dos pais mortos em acidente em rodovia de Pernambuco” (Cotidiano, 30/9). Que Deus abençoe a criança.

Neli Faria (São Paulo, SP)

Que trauma para a criança!

Hernandez Piras (São Paulo, SP)

Irregularidades

Presidente da Conafer é preso por falso testemunho em depoimento à CPI do INSS” (Mercado, 29/9). A CPI, que poderia ser um local sério de questionamentos para se chegar aos culpados virou um circo para a internet. É uma pena.

Luiz Carlos Gamberini (São Paulo, SP)

Erros graves existem para tomar o dinheiro do povo diariamente. Bets, igrejas, influenciadores, descontos ilegais como este, ligações telefônicas, emendas parlamentares sem destinação específica ou transparência etc. Mas que os membros das CPIs querem se mostrar para o público é fato. Eles adoram o show na oportunidade.

João Francisco dos Santos (Sorocaba, SP)

E aí, o crime compensa ou não? Mais um de Lamborghini.

Fernando Bueno (Mineiros, GO)

O decreto de prisão parece ser só uma fórmula para o recebimento de fiança.

Geraldo Yamassaka (São Paulo, SP)



Fonte.:Folha de S.Paulo

Leia mais

Rolar para cima