Os gastos por domicílio da comunidade LGBTQIA+ somaram R$ 18,4 bilhões entre março de 2024 e o mesmo mês deste ano, o que representa 4,5% do total do consumo dos lares brasileiros ou quase o faturamento anual do Pão de Açúcar. É o que mostra a 5ª edição do Rainbow Homes, levantamento da NielsenIQ.
O estudo revela ainda que Natura e O Boticário são as marcas com mais força de diversidade e inclusão. Ambas se destacam pelas campanhas de publicidade e marketing que realizam durante o mês do Orgulho Gay, marcado pela Parada LGBTQIA+.
Esta é a primeira vez que o estudo divulga o indicador Rainbow Index, que mede a sinergia entre marcas e a comunidade LGBTQIA+.
Segundo o levantamento, O Boticário lidera com 27% das citações nas lembranças espontâneas entre os consumidores LGBTQIA+, seguido por Natura, com 20%. Na sequência aparece a Rede Globo, com 6%, e Avon e C&A, com 5% cada uma.
A categoria “Higiene e Beleza” segue entre as que têm mais identificação com o público gay, seguida por “Entretenimento”. Apesar disso, “Higiene e Beleza” registrou queda na proporção do total de gastos dos lares LGBTQIA+ neste ano.
Segundo o levantamento da NielsenIQ, a categoria passou de uma representação de 28,1% no total dos gastos desse público em 2024 para 26,7% neste ano, o que representa uma queda de R$ 2 bilhões.
O setor deu lugar para o segmento de “Mercearia”, que cresceu 1,7 ponto percentual, de 26,4% para 28,1% em um ano.
Bebidas e pets
Neste ano, os gastos por domicílios da comunidade LGBTQIA+ cresceram 15%, totalizando R$ 18,4 bilhões. O aumento na frequência do consumo também cresceu, 14%.
Uma categoria que ajudou a dar tração a esse resultado é o de bebidas alcoólicas. Vodca, misturas alcoólicas, aguardentes e vinhos de mesa se destacam em gasto. Alimentos para pets, principalmente para gatos, também tiveram peso.
Com Stéfanie Rigamonti
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Fonte.:Folha de S.Paulo