1:07 AM
9 de setembro de 2025

Líder do Comando Vermelho retorna a cadeia por determinação judicial nesta segunda-feira (08)

Líder do Comando Vermelho retorna a cadeia por determinação judicial nesta segunda-feira (08)

PUBLICIDADE


A Justiça de Mato Grosso determinou, nesta segunda-feira (08), o retorno de Sebastião Lauze Queiroz de Amorim, conhecido como “Dandão” ou “Vovô da Quebrada”, à prisão preventiva. Apontado como líder do Comando Vermelho (CV) em Cuiabá, ele é o principal alvo da Operação Ludus Sordidus, deflagrada em agosto pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

O mandado foi cumprido nas primeiras horas da manhã pela Polícia Civil em Várzea Grande após decisão da juíza Fernanda Mayumi Kobayashi, do Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias da capital.

Com o mandado de prisão decretado pela Justiça, os policiais da GCCO/Draco foram até a residência do faccionado, onde foi dado cumprimento à ordem judicial. Após a prisão, ele foi encaminhado para a unidade policial para as providências cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

FIQUE ATUALIZADO: Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba informações em tempo real (clique aqui) Siga-nos também no Instagram e acompanhe

Dandão havia sido preso em 21 de agosto, mas foi colocado em prisão domiciliar após audiência de custódia para que pudesse comparecer ao velório do irmão, João Bosco Queiroz de Amorim. João Bosco também era investigado na mesma operação e morreu ao reagir a um cerco policial.

Na ocasião, a defesa alegou que o investigado apresentava problemas graves de saúde, incluindo cardiopatia, entupimento arterial e risco de infarto, condições que teriam tornado o ambiente prisional inadequado para tratamento. A juíza, inicialmente, havia acolhido o pedido.

No entanto, a magistrada voltou atrás nesta segunda-feira e revogou a medida, determinando que o acusado cumpra novamente a prisão preventiva.

Operação Ludus Sordidus

Deflagrada pela GCCO, a Operação Ludus Sordidus investiga a atuação da facção Comando Vermelho em Mato Grosso. Dandão é apontado como um dos principais articuladores do grupo na capital, responsável por dar ordens e gerenciar atividades criminosas.

Com a decisão judicial, ele volta a cumprir pena em ambiente prisional, sob responsabilidade do Estado.

O caso deve seguir em análise pelo Juízo das Garantias, que avaliará os relatórios da Polícia Civil e do Ministério Público sobre a participação de Dandão e outros investigados nas ações da facção criminosa.





Fonte.: MT MAIS

Leia mais

Rolar para cima