1:33 AM
29 de agosto de 2025

Limoeiros da Costa Amalfitana ganham título de Patrimônio Agrícola Mundial

Limoeiros da Costa Amalfitana ganham título de Patrimônio Agrícola Mundial

PUBLICIDADE


Os terraços de pedra seca onde se cultivam limoeiros na Costa Amalfitana, no sul da Itália, foram incluídos na lista de Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Mundial (GIAHS). O reconhecimento foi anunciado no dia 26 de agosto pelo Comitê Científico da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Nas encostas íngremes da Costa Amalfitana, comunidades agrícolas cultivam há séculos o limão “Sfusato Amalfitano”, conhecido pelo formato alongado e aroma intenso. O fruto é colhido manualmente sob pérgolas de castanheiras pelos chamados “agricultores voadores”, que equilibram-se sobre as estruturas durante a colheita.

limoeiros costa amalfitana terraços agricolas italia
Limoeiros “Sfusato Amalfitano” cultivados em terraços centenários da Costa Amalfitana (Globally Important Agricultural Heritage Systems/Flickr)

Os terraços, construídos com muros de pedra seca, evitam erosão, estabilizam o solo e ajudam a regular a água e a temperatura. A área abriga até 800 limoeiros por hectare, produzindo até 35 toneladas sem uso de pesticidas. O sistema também reúne mais de 970 espécies de plantas, incluindo flora mediterrânea rara.

limoeiros costa amalfitana terraços agricolas italia
Muros de pedra seca formam terraços que preservam solo e regulam água e temperatura (Globally Important Agricultural Heritage Systems/Flickr)
Continua após a publicidade

Além do valor agrícola e ambiental, a FAO destacou em seu comunicado a participação das mulheres no cultivo e a preservação das tradições locais. O sistema já era reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial, consolidando-se como exemplo de agricultura sustentável de montanha no Mediterrâneo.

Além da Itália, a FAO também incluiu dois novos sítios no Japão: o sistema tradicional de pomares de mikan em terraços de pedra da região de Arida-Shimotsu, na província de Wakayama, e o sistema agrícola, florestal e pecuário de Okuizumo, desenvolvido em antigas áreas de mineração de areia ferrosa. Com as novas adições, a rede global passa a contar com 102 sistemas em 29 países.

Leia tudo sobre a Itália

Continua após a publicidade

Busque hospedagem na Costa Amalfitana

Compartilhe essa matéria via:

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Continua após a publicidade



Fonte.:Viagen

Leia mais

Rolar para cima